sexta-feira, 18 de julho de 2008

COLUNA DA SEXTA-FEIRA - Ricardo Amorim
.
Por que o Flamengo não fez gol ontem?

Nossa segunda derrota no campeonato foi também o segundo jogo em que não marcamos (o outro foi o 0x0 no Olímpico com o Grêmio, na já distante segunda rodada). Por que o Flamengo não fez gol ontem, apesar de ter tido mais posse de bola, mais presença no meio campo e mais atacantes em campo? Eu não tenho a resposta e por isso quero dividir a dúvida com vocês. Até porque, como bem escreveu o Arthur no Urublog, derrotas devem servir para nos ensinar alguma coisa. Principalmente para quem estava se empolgando demais e achava que é possível ganhar o campeonato no primeiro turno.

Vamos às hipóteses mais plausíveis sobre ontem:
a) Souza não faz gol (putz, acho que não devia ter colocado essa)
b) Estamos pecando por preciosismo no último passe
c) Nosso jogo embolou muito pelo meio e a marcação do Coritiba foi bem feita
d) Sentimos a falta de um meia mais avançado, como jogava o Renato Augusto
e) Todas as anteriores
f) Nenhuma das anteriores.
E aí? No que devemos melhorar para os próximos jogos?

O time
Fico com a boa análise do meu camarada Marcelo Monteiro, com quem vi o jogo ontem e que não encontrava há tempos. Foi um prazer revê-lo, amigo! Pois o cara foi certeiro: o Flamengo precisa de um meia mais adiantado, pra jogar na frente do Ibson. Aliás, coloquei a opção D acima justamente por isso. A diretoria promete reforços, Felipe está cotado, mas eu sou radicalmente contra. O cara jogou a camisa do Mengão no chão em sua última passagem pelo clube, por sinal, de triste memória. Que vá para o ostracismo, ou para o Vasco, o que dá absolutamente no mesmo. No mais, o Jônatas continua jogando como um verdadeiro quarterback do futebol americano: só lança. Impressionante como o cara se comporta mal e toca bem. Se fosse um atleta de verdade, treinasse com garra e entrasse em campo com sangue nos olhos, seria um cracaço. Mas infelizmente tem minhoca na cabeça, pra dizer o menos.

Mico da semana
A saída do Marcinho. Não pela perda do jogador, que acho substituível, mas pela maneira como aconteceu, com o sujeito abandonando a concentração. Patético.

Gol da semana
A permanência do Caio Junior. O cara é competente, faz treinos consistentes, sabe jogar pontos corridos e arma o time como a torcida gosta de ver e o Flamengo sabe jogar: pra frente. Espero que seu contrato seja cumprido até o final, mesmo com eventuais turbulências. Torço para que nossos dirigentes tenham se libertado de vez do imediatismo que normalmente cerca as negociações com treinadores no Brasil.

Personagem da semana
Juan. O cara tá jogando demais e, claro, já chamou a atenção de todo o mundo. Falam em seleção, transferência, renovação de contrato. É bom segurarmos o cara, esse sim insubstituível, pelo menos com o elenco atual. Fica, Juan!

Para ficar ligado
É impressionante. Toda semana temos que tocar no assunto. Agora estreamos um novo uniforme, da Nike!, em pleno litígio judicial com a empresa e com contrato assinado com a concorrência. Eu até tinha gostado da camisa com as listras mais estreitas, mas o dourado que botaram no meio, não sei não. E como fica a nossa relação com a Olympikus depois dessa? Acho que estamos nos queimando com um parceiro que se mostrava promissor.

As rodadas
O jogo de domingo é absolutamente crucial. Temos a obrigação de vencer e o apoio da torcida será fundamental. Vamos encher o Maraca mais uma vez, nosso time é bom e merece nossa confiança e ajuda nesse momento. Vai pra cima deles, Mengo. Na quarta que vem, outro jogo complicado fora de casa, dessa vez contra a Lusa. Outra oportunidade de fazer valer nossa superioridade, mas sem afobação e com inteligência. Farei a minha parte e estarei nas arquibancadas do Canindé torcendo pelos nossos guerreiros. Vamos, Flamengo!

Bom final de semana a todos.

Flamengo Net

Comentários