segunda-feira, 16 de junho de 2008

Perdemos seis pontos


Uma das minhas queixas mais comuns dos últimos times do Flamengo é essa mania irritante de não saber definir um jogo ganho, de não matar um adversário quando ele pede para ser morto e por aí vai. Sem querer trazer as lembranças ruins de volta, o fatídico sete de maio só ocorreu porque o time não teve hombridade para resolver uma partida que já estava ganha.

No sábado, perdemos a oportunidade de baixar a bola de um dos candidatos ao título. Uma vitória nos tornaria líderes isolados e colocaria o Morumbi em crise novamente. O pior não é perder o jogo, mas saber que RESSUSCITAMOS O NOSSO MAIOR CONCORRENTE AO TÍTULO e o único time que nos rivaliza em títulos nacionais. Espero que depois desse jogo, os jogadores aprendam, de uma vez por todas, a ter aquela gana de liqüidar a parada. Sábado era o dia para começar a resolver o campeonato.

Inês é morta. Pensemos no Ipatinga e voltemos a secar quem realmente deve ser secado, OS TIMES QUE DISPUTAM O TÍTULO CONOSCO: Palmeiras, Cruzeiro e São Paulo.

Prós - Caio Jr. acertou na escalação. Tardelli estava com mais ritmo de jogo e Christian era o jogador para acertar a marcação. O esquema era ofensivo e ainda vimos um Léo Moura mais ousado do que nos últimos jogos e um Ibson raçudo, mesmo que fraco tecnicamente. Apesar de tomarmos quatro gols, sabemos que, pelo menos um deles, foi em uma trapalhada individual que não deve se repetir. Isso para não contar que a falha gritante do juiz em não expulsar um jogador que fez pênalti - em Palmeiras X Cruzeiro uma falta menos gritante rendeu cartão vermelho. Cadê o critério?

Contras - Por onde começar? Marcinho e Ibson pareciam cansados já no meio do segundo tempo - alguma relação com a saída do nosso preparador físico? - e prejudicaram o time em alguns momentos. O camisa sete ainda se entende porque correu demais o jogo todo - até mais do que deveria - mas e o nosso camisa dez? Pelo menos, isso afasta um pouco o início de rumores de uma possível venda. O time pressionou muito, mas nitidamente desorganizado taticamente. É positivo ver raça, mas isso não basta. Todo mundo sabe como o São Paulo joga, é um dos times que mais exibiu seu futebol esse ano e o mais previsível. Por isso, a falta de abertura pelas laterais e a nossa fragilidade no jogo aéreo foram erros indesculpáveis (Toró marcando o Aloísio?). SERÁ QUE NO SEGUNDO TURNO ISSO SE REPETIRÁ?

Tardelli esteve regular no jogo e ainda é o meu titular, mas queria saber se ele realmente estava no clima do jogo, que era uma batalha. Para quem falou em fazer gol no ex-clube, o nosso atacante parecia estar mais feliz por reencontrar seus velhos companheiros. Abracinho no Rogério Ceni, sorrisinho maroto para o zagueiro, aperto de mão no Borges antes do segundo tempo etc. Não esperava cara feia para ex-colegas, mas será que não foi, no mínimo, inapropriado?

Cansei do Souza. Já defendi o cara, mas entre os erros do Caio Junior está ter DEMORADO TANTO PARA COLOCAR OBINA E MAXI. Já faz tempo que o Flamengo se ressente de um jogador mais forte que saiba jogar na base do chutão e dividida. Além disso, era nítido que precisávamos de um ponta para abrir o jogo ontem. O primo do Messi deveria ter entrado mais cedo.

E perdendo o jogo, deveríamos ter mantido o Tardelli aberto pela esquerda com o Maxi aberto pela direita. O Ibson não deveria ter jogado os 90 minutos, mesmo marcando dois gols.

Ipatinga - Nosso segundo jogo fora, mas o primeiro com a OBRIGAÇÃO de ser um péssimo visitante. Empate é péssimo resultado e não vou nem comentar uma hipotética derrota. É mais um jogo para ampliarmos a diferença no saldo de gols. Os caras estão pedindo para serem rebaixados. VAMOS RESOLVER LOGO ISSO OU RESSUSCITAR ESSES TAMBÉM?

PS: Injustificável os pedidos de barca, demissão do técnico e fora fulano ou cicrano. Quem achou que a invencibilidade duraria o campeonato inteiro deve achar que Zico, Mozer, Aldair e Nunes voltaram a jogar. Exijam regularidade e não genialidade desse time. Sejamos coerentes, estimados irmãos.

Flamengo Net

Comentários