quarta-feira, 18 de junho de 2008

COLUNA DA QUARTA-FEIRA - JOÃO MARCELO MAIA

Brasileiro é obrigação

Há determinados momentos em que um time sente a glória como algo não apenas factível, mas quase certo. Como quando joga uma final decisiva na condição de franco favorito, ou quando se apresenta diante de uma grande torcida favorável. Em geral, o Flamengo não costumava se sair mal nesses cenários, ajudado pela força inesgotável das arquibancadas e pela mística que o cercava. Ultimamente, porém, o time parece ter desaprendido a jogar essas partidas, como se o seu desempenho fosse inversamente proporcional aos ventos favoráveis que sopram a seu favor.

Contra América do México e São Paulo, o Flamengo parecia ter se desestabilizado diante da perspectiva de sucesso e consagração. Num momento em que poderia até perder por dois gols para atingir as quartas-de-final, foi atropelado por uma equipe mediana em casa. No último sábado, poderia ter batido um instável São Paulo diante de 60 mil pessoas e se distanciado na liderança do Brasileiro. Em ambos os embates a equipe sentiu o peso da própria paixão que evoca.

Existem, é claro, times que nunca conseguiram lidar bem com o sucesso e o otimismo, mas o que marcou o Flamengo foi sempre a capacidade de lidar com o entusiasmo vulcânico de sua Nação. Entender esse aspecto de nosso caráter como clube sempre foi aprendizado fundamental para qualquer um que vestisse o rubro-negro. Mas parece que o time atual está desaprendendo. Os jogadores não agem de forma segura e confiante, mas se mostram afobados e afoitos, como se sentissem que nunca estariam à altura da fé emanada da arquibancada. Parecem oscilar o tempo inteiro entre uma soberba desmedida e uma insegurança infantil.

Solução? Lembrar as feridas do último vexame. "Brasileiro é obrigação" não deve pesar como fardo, mas deve ser entendido como um mantra moral a lembrar os jogadores de que estar no Flamengo é ser obrigado a ver a glória com naturalidade.

***

Por enquanto, optei por poupar os leitores da visão de meu rosto, mas semana que vem aparecerei.

Flamengo Net

Comentários