domingo, 25 de maio de 2008

Obrigado, Juan Saavedra. Mas eu não consigo aceitar

O Juan havia me perguntado se eu queria escrever no blog com dia fixo. Fiquei de pensar, mas não disse a ele a verdade. Normalmente eu aceitaria na hora, mas minha cabeça está pensando em outro rumo agora. Juan, meu amigo e guru, eu não aguento mais o Flamengo e por isso, sendo bem honesto, não posso participar desse blog. E prefiro deixar a verdade de forma clara para que ninguém fale coisinhas pelas costas.

Não vi nenhum dos 3 jogos até agora. Em todos eu arrumei o que fazer, o que foi bem melhor. Não que eu tenha me esforçado em procurar outras atividades, elas simplesmente apareceram. estavam sempre ali, mas eu nunca havia percebido. E vocês não têm noção de como me sinto bem com isso. Deixa eu ilustrar a situação.

Em 2002, o Metallica estava programado para tocar no Rio. Minha banda preferida num show que seria em lugar fechado e próximo ao público. Provavelmente seria o melhor de todos que teria visto. A duas semanas da apresentação os caras cancelaram alegando cansaço, só que, menos de 10 dias depois, estavam tocando todos serelepes no Japão.

Ali nasceu um bloqueio em mim. Por um ano, sem brincadeira, eu não consegui mais ver, ouvir ou ler qualquer coisa sobre o grupo. A simples menção do nome me dava enjôo e ganhei uma raiva fenomenal dos caras. Nesse período, eu fui alternando momentos de ódio e desprezo pelo Metallica, mas fui acalmando com o tempo. Precisei de um ano para ver o documentário Some Kind of Monster e finalmente ouvir alguma coisa deles. Naquele momento eu descobri que havia limpado minha cabeça e a alma a respeito de Metallica e estava pronto para gostar da banda novamente, só que de um jeito diferente. Ouvia as músicas quando estivessem tocando, lia as notícias quando surgissem na frente e minha vida seguia. Não era mais fã e não sou mais. Apenas gosto.

E acho que é isso que está acontecendo com o Flamengo. Eu acho que já fiz demais pelo clube, mas aquela vergonha recente me deu uma luz, um baque, um tapa na cara que me acordou. Aí eu pergunto: pra quê? Vale a pena tudo isso? Por favor, não entendam que eu quero dizer para vocês "abandonem o Flamengo". Isso é um sentimento meu e só.

Eu preciso limpar a alma e a mente a respeito disso. Não corro mais para ver as notícias, estou pouco me lixando pras escalações, quem vai jogar ou não, pros jogos. E vou dizer que é difícil escrever isso, mas estou me sentindo aliviado até. Preciso desse tempo de Flamengo, de Kléber Leite, de mentiras da diretoria, das sequenciais besteiras que o pessoal lá de dentro faz e sempre citam os outros para limpar a merda da própria bunda. Na boa, cansei. Mas cansei mesmo. Não é da boca para fora.

Não minto para mim ou para qualquer pessoa dizendo que não verei nunca mais. Claro que voltarei a torcer. Mas preciso de um tempo para desopilar. Talvez fazer como meu pai que abandonou o futebol-apaixonado em 1982 quando viu aquela seleção perder e adotou o sistema do futebol diversão dali em diante. Ele é Flamengo, mas se o time perde ou ganha ele encara com a mesma importância de uma reunião para síndico. Faz lá um comentário singelo e acabou. Prefere lembrar do passado que lhe dava alegrias.

Talvez seja essa a solução. Talvez eu deva aprender a torcer como os antigos romanos. Não importa quem o leão vai comer, eu quero ver sangue. Sei que o futebol traz felicidade e tristeza, mas eu posso escolher. Entre ficar na boa, sair com meus cachorros, tocar com minha banda e passear com minha mulher ou ficar em casa xingando a televisão e depois discutindo coisas que nenhuma das pessoas naquele clube irá ter a mínima consideração por se considerarem tão superiores, eu prefiro a primeira opção. E vou me dar esse tempo do Flamengo até que eu ache que o tempo passou e que a decepção morreu. Aí eu paro e vejo um jogo ou abro um jornal.

Quem me conhece por aqui sabe quem sou, o que já fiz pelo blog, meus sentimentos pelo time e inclusive uma grande decepção pessoal que passei com essa diretoria. Quem não conhece provavelmente me mandará tomar no cu e virá com aquelas coisas de "tu não é um verdadeiro rubro-negro". É, talvez não seja. Cada um fala o que quer.

É isso. Mas sigam com o blog. Fico feliz por ter ajudado a criar algo que deu certo.

Flamengo Net

Comentários