segunda-feira, 14 de abril de 2008

Joel precisa mostrar trabalho

Ano passado, escrevi aqui um post reconhecendo meu erro de avaliação quanto à capacidade do Joel em oportunidades anteriores. Duas vezes ele havia sido contratado para dirigir o Flamengo, as duas eu reclamei e duvidei do sucesso e em ambas ele calou minha boca.

Não retiro uma palavra do que escrevi. O cara tem seus méritos, tem sua capacidade, merece estar onde está. Não acho que deva ser demitido agora. Mas...

O Flamengo entrou nesta temporada mantendo a mesma base do ano passado. Nenhum dos titulares saiu. Melhor ainda: o elenco foi reforçado. Ganhamos opções significativas para o meio e para o ataque, incluindo gente com passagem na seleção brasileira.

A missão do Joel para este ano seria, portanto, aproveitar o que já tínhamos, encaixar um ou outro reforço e fazer ajustes - criar alguma variação tática, jogadas ensaiadas, enfim. Afinal, o básico já estava pronto. O que seria de se esperar é que, a essa altura, com uma boa pré-temporada e uma quantidade significativa de jogos, tivéssemos no mínimo o padrão da temporada passada e, de preferência, alguns opcionais a mais do que veio de fábrica.

Porém, o que vemos até agora é que não ganhamos nada em relação ao ano passado. Não temos qualquer jogada ensaiada a mais e não se conseguiu encaixar nenhum dos reforços - excessão talvez para o Marcinho, mesmo não sendo exatamente um titular. Todos os demais, quando entram, parece que esperam que se dê um desconto porque ainda "não estão adaptados". Mas caceta, já estamos em abril!

Na verdade, ao invés de acrescentarem, parece que os que chegaram serviram pra dar uma desmontada no que já havia. Quando um dos novos entra em campo, os que já estavam têm que mudar de função, parecem não render a mesma coisa e o time simplesmente não engrena. Daí, volta e meia se fala em voltar à tal "tropa de elite" para recuperar o entrosamento, mas ela também não está no mesmo embalo do ano passado - já que não jogam mais em sequência juntos, além de simplesmente estarmos em outro momento. Ou seja: não temos um time novo, também não temos o time velho, e aí ficamos nessa: uma equipe que parece que pode ir, mas parece que pode não ir, enfim, não transmite uma segurança verdadeira à torcida.

Ao mesmo tempo, olhem o Botafogo. Não quero transformá-los no Carrosel ou na seleção húngara de 54 por causa do jogo de ontem, nem o Cuca no novo Telê Santana. Mas o fato é que é um time todo novo - perderam Juninho, Joílson, Dodô, Zé Roberto e por aí vai. E quem veio no lugar, lendo simplesmente os nomes, teria que lutar pra pegar banco no Flamengo ou no Fluminense. E, mesmo assim, a gente vê o time jogando, se mexendo, com variações, jogadas ensaiadas e tudo o mais. Não que o Botafogo hoje seja melhor do que o Flamengo, eu até acho que não é. Mas me parece que o trabalho por lá rendeu mais do que na Gávea. Ou não?

Joel, pra mim, ainda tem crédito. Bem ou mal, a defesa está ali, parece relativamente segura - essa parte do esquema do ano passado parece estar intacta, é só ele optar por um Jaílton da vida ali na cabeça de área e fica ruim de fazer gol na gente. O Souza é caneleiro, mas ao menos faz o que dá pra ele fazer, o que é muito mais do que conseguia a essa altura do ano passado. O Toró é fraco, meio desequilibrado, mas não é o mesmo inútil que antes vagava pela Gávea. O Léo Moura e o Juan bem ou mal ainda ganham jogos pra gente. Enfim, o trabalho do ano passado ainda tá lá e podemos fazer frente a qualquer um. Eu não entro contra time nenhum achando que somos piores, que vamos perder. Cada jogo é um jogo, e isso é mais do que a enorme maioria dos times por aí tem.

Mas acho que o investimento feito não foi pra termos só isso. Ou não? Eu esperava mais, e creio que a diretoria, que assinou os cheques, também. E espero sinceramente que até o Joel não esteja satisfeito.

Temos aí, lamentavelmente, uma semana e meia sem jogo. É bom sentar, pensar no que temos, onde queremos chegar e fazer um diagnóstico pra seguir com o trabalho e começar a produzir mais. Quais são os problemas do time? Quem devia estar rendendo mais e não está? E por que não está? O que está faltando? E que se trabalhe pra corrigir.


* * * *

Acabei de reler o meu post de reconhecimento ao Joel, de novembro do ano passado. E naquela época eu já achava que Renato Augusto no ataque era algo que "já foi tão testado, mas tão testado, que eu não consigo mais entender o porquê da insistência". E continuam insistindo...

Flamengo Net

Comentários