quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Eu estava errado

Quando o Flamengo trouxe Joel Santana para salvá-lo do rebaixamento, em 2005, eu joguei a toalha. A situação já era complicada, e ainda me traziam o Joel? É, tava na hora de pesquisar os preços do pay-per-view da série B.

Joel fez seu milagre e saiu no fim do ano, pra trabalhar na série B japonesa. Acho que, depois disso, só treinou o Fluminense, com resultados abaixo da crítica. E aí, este ano, novamente o trouxeram como salvador da pátria. Houve aqui no blog gente perguntando sobre minha opinião quanto à contratação, pois lembrava do que eu dizia do Joel na época pré-milagre. Vou resgatar aqui o que escrevi nos comentários de um post, após provocação do Favilla:

Eu acho que o Joel é uma opção medíocre. A gente já conhece o cara, já sabe
até onde pode ir e não é onde gostaríamos que o Flamengo chegasse. Ou não?

Agora, eu gostaria mesmo que fosse o Autuori. Não sendo o Autuori, o Tite.
Até o Abel, apesar de eu não ser fã dele, eu aceitaria como algo com a
mentalidade que eu espero de um dirigente do Flamengo. Mas realmente sabia que não ia vir nada disso.

O Flamengo é hoje um clube que não paga aos treinadores o que um nome de
ponta espera receber. Fora o salário, qualquer um que tenha perspectivas boas no
mercado vai pensar quinze vezes antes de pegar o Flamengo, com medo da pressão e da zona pelas quais o clube é conhecido.

Então, o que se podia esperar, realisticamente, era uma aposta no escuro -
como foram Waldemar e Ney Franco, como seria um Zetti da vida - ou uma opção medíocre, como já foram Evaristo e Espinoza.

O Joel é isso aí, uma opção medíocre. Espero que ele me surpreenda e o
Flamengo faça a maior série de vitórias da história do campeonato e nos leve ao
título.

Mas ainda acho que era melhor ter me contratado.

Quanto a achar que deviam ter me escolhido, continuo com a mesma opinião. Agora, fora isso... Vejam que eu já comecei mal quando disse que a gente já sabia até onde o Joel poderia ir. Não sabíamos porra nenhuma!

Ou eu, pelo menos, não sabia. Assim sendo, quero admitir aqui: eu estava errado. E nunca mais vocês me ouvirão dizer que o Joel é ruim, como eu dizia antes de 2005, ou que é medíocre, como escrevi em julho. O cara é o cara. Ao menos, no Flamengo. Até prova em contrário.

Isso, é claro, não o torna infalível. Agora mesmo, ao que parece teremos Renato Augusto no ataque para o jogo contra o Santos - algo que já foi tão testado, mas tão testado, que eu não consigo mais entender o porquê da insistência. Eu, por exemplo, simplesmente não mexeria no time pro jogo de domingo, repetiria exatamente a escalação que entrou contra o Grêmio.

Mas infelizmente não sou eu o técnico, o Joel sabe o que faz e a nossa função, agora, é apoiar. Ficar aqui fazendo planos como Luxemburgo na Libertadores é um total despropósito - até porque não estamos na Libertadores ainda e, se estamos perto de chegar lá, é graças ao trabalho do Joel.

Por favor: quem for ao Maracanã, que não vá preparado pra vaiar o Juan no primeiro cruzamento errado ou para pedir o Maxi assim que o Renato Augusto der o primeiro chute descalibrado. Como já falei: a torcida é mais um dos jogadores desse time e tem que fazer seu trabalho. O técnico é o Joel. Então, é isso aí.

Flamengo Net

Comentários