terça-feira, 10 de abril de 2007

COMUNICADO DO BLOG DA FLAMENGONET

Sophrosyne


Sophrosyne é uma palavra grega que significa algo como bom senso, equilíbrio, idéia da medida e do meio-termo. É justamente o que não aconteceu nos comentários do post "As origens obscuras da frase Uma Vez Flamengo, Sempre Flamengo".

Raramente tenho oportunidade de acompanhar em tempo real os comentários do Blog, mas fui obrigado a intervir - com a moderação antecipada - tão logo tomei conhecimento da cizânia que se instalou.

Cabem as seguintes observações:

1 - O Blog da FlamengoNET não tem dono. Mesmo sendo o fundador, sempre tive a preocupação de fazer dele um espaço rubro-negro democrático, independente, aberto a idéias, conceitos e pensamentos de gente de diversas idades, cidades, homens, mulheres e formações - buscando dosar seriedade e bom-humor, informação e opinião, descontração e nostalgia, análise e crítica. Alguns dos nossos colaboradores, inclusive, juntaram-se ao Blog mediante concurso. Outros têm visões opostas sobre a atual diretoria do Flamengo. Alguns são profissionais da escrita, outros não, mas de um modo geral tentamos primar pela qualidade e diversidade das opiniões. E todos se dão muito bem. É justamente esse caráter plural que fez dele um espaço respeitado e sempre bem visitado.

2 - A Administração do Blog, e seus vários colaboradores, existe para na medida do possível zelar pela qualidade do conteúdo dos posts e pela convivência pacífica no sistema de comentários, deletando mensagens de visitantes indesejados que torçam por outros clubes e alertando os rubro-negros que aqui comparecem para eventuais excessos no debate das suas idéias.

3 - Sou jornalista, não trabalho na Globo.com e nem tenho amigos lá, e posso falar sem qualquer traço de corporativismo. Alguns visitantes precisam parar com esse papo de que há uma grande conspiração contra o Flamengo ou que determinado meio é "maldoso" contra o Flamengo. Isso é mania de perseguição. Aqui no Blog, ao contrário de um site de torcedores de outro clube, não compactuamos com essa visão. Não que não existam maus profissionais ou que não haja na imprensa determinadas linhas editoriais dispostas a bater em "a" ou em "b" (algo comum nos cadernos políticos, por exemplo). Mas trata-se de uma generalização perigosa e que muitas vezes resvala em práticas fascistas. Cuidado. Jornalista corre atrás de notícia. Se há cheiro de notícia, ele vai atrás. Simples assim.

4 - No caso em questão, é preciso ressalvar que em momento algum observei uma suposta campanha do blogueiro e administrador Arthur Muhlenberg pela saída de Ney Franco. O que ele sustentou é que ou Ney Franco dava jeito no time ou logo a vaca iria para o brejo. Arthur pediu, sim, desde o primeiro momento, no ano passado, a demissão de Valdir Espinosa - e o tempo lhe deu razão.

5 - Ainda no caso em questão, houve muitos excessos. Considero, no entanto, que o visitante "josé teofilo pereira mitchell" foi o que mais se excedeu. Antes de tudo, por digitar seus comentários em CAPS, o que desde os primórdios da web é uma prática convencionada como agressiva. Em segundo lugar, por assumir um tom ofensivo ao Blog como um todo ao nos chamar de "ditatoriais". Tanto somos democráticos que publicamos os seus comentários, Sr. Pereira Mitchell, ainda que discordássemos do seu conteúdo.

6 - Esperamos mais uma vez que todos reflitam sobre o acontecido, de modo que não precisemos lançar mão da moderação antecipada dos comentários, iniciativa que ninguém aqui aprecia. Acredito que é possível discordar sem difamar.

7 - O Blog volta à moderação reativa, ou seja, os comentários estão sendo publicados normalmente.

Sophrosyne!

Juan Saavedra
Fundador
Administração do Blog da FlamengoNET

Flamengo Net

Comentários