segunda-feira, 20 de março de 2006

A morte do futebol carioca

"Pô, Alex, tu tá maluco? Eu quero mais é que eles morram!"

Ok, ok..nada mais natural do que desejar que os arqui-rivais se explodam na primeira curva. Mas o que vem acontecendo, nos últimos anos, dentro do cenário do futebol carioca, acaba prejudicando a todos, mais precisamente aos 4 grandes.

A culpa é de quem? Administrativa, pensaria qualquer um. Pensaria na figura esdrúxula do tonel (caixa d´água é pouco pra ele), com seus mandos e desmandos, e com seu amor pelo Americado.
Pensaria no "respeito" que ele deve ter dentro da CBF. Mas pra que respeito, né? Nem precisa. Dentro do espaço da sala dele, ter a chance de mandar no "romântico" futebol carioca é uma dádiva.
Mas ele não é o único. Se ele é tão ruim, tão prejudicial, o que levou os dirigentes dos 4 "grandes" a aceitarem as fórmulas e regras dos torneios? O que os levou a serem complacentes com o tonel? Mulheres de malandro. Isso é o que os presidentes e representantes dos clubes são nas mãos do tonel.

E por que diabos eu quero os 4 "grandes" bem? Por alguns motivos. Primeiro por acreditar que é possível a volta dos clássicos com 100 mil pessoas (uma metáfora do Maraca cheio, antes que venham me dizer que só cabem 80 mil). Por acreditar que podemos resgatar a imagem do futebol carioca.
Segundo, por ter a certeza de ainda sermos uma vitrine. Se com esses times horrorosos, aparecemos todo dia nos programas com maior ibope nas tv´s, imagina com 4 times fortes, enchendo estádios e com jogos de qualidade?
Terceiro, pelo fato de morar fora do Rio desde 85, me acostumei a conhecer jogadores de futebol que cansam em falar "meu sonho é jogar no Rio". E mesmo na draga em que estamos, eles ainda sonham com uma 10 de Zico, ou outras camisas pras suas vidas.
Resgatar o futebol carioca é elevar o nível da competição. É termos jogadores bons, de qualidade, e consequentemente times mais competitivos. Ou alguém acredita que algum time desses aí fará bonito no brasileirão? "Po, Alex, esquece os caras!!!" Ok. Esqueço. Então vamos deixar tudo como está, nos contentando com administrações pífias, com imagens negativas aparecendo todo santo dia, com times podres, e com derrotas para os juventudes, as ponte pretas, os são caetanos...enfim, derrotas para times sem a menor expressão no futebol.

É isso. Eu acredito que o problema está além dos domínios da Gávea. Que, como sugeriram nos comentários, apareça uma FAF, mas uma FAF que seja capaz de articular, politicamente, uma nova administração em TODO futebol carioca. Sonho meu? Pode ser, mas é a minha opinião, e por ela assino.

Alexandre Souteiro

Flamengo Net

Comentários