quarta-feira, 27 de abril de 2005

O Quarto Maior Artilheiro da História do Flamengo

Sei que este post não vai agradar a todos. Afinal, o homenageado brigou com Zico, não nos deu grandes títulos nacionais e fez o que quis na Gávea, demitindo até treinadores. Mas jogou bola, levantou taças e se transformou num dos maiores artilheiros da história do Flamengo. Seria tolo ignorar olimpicamente a "despedida" dele hoje.

Não vou ficar citando dados. Quantos gols, médias, etc. O que importa reter aqui é que, em perspectiva, ele talvez tenha sido o grande ídolo do clube na segunda metade dos anos 90. Fez gols históricos (lembram Amaral?), partidas memoráveis, outras nem tanto, mas acima de tudo despertou paixão. E foi, de alguma maneira, tocado pela mística rubro-negra. Não me interessa aqui travar uma discussão bizantina sobre qual o "clube de coração" dele. Interessa lembrar seu choro na final de 1996, levantando a taça de campeão. Só o vi chorar na Seleção.

Há os que acham que a passagem de Romário foi desastrosa, pela marra e deboche com que mandava e desmandava dentro do clube. Hoje, em 2004, o clube continua uma zorra, humilhado, desunido, apequenado, e não consta que ele comande o Departamento de Futebol, nem que programe escalas de treinos. Não consta que tenha contraído dívidas com o INSS também. Nem que tenha transformado o clube num balcão de negócios. Há quem o acuse de ter usado o Flamengo. Usou bem, diga-se de passagem, marcando 204 gols, e por nós foi usado, atraindo milhares de novos torcedores e ajudando o clube a manter a aura de grandiosidade popular que sempre foi sua marca.

O quarto maior artilheiro da história do Clube de Regatas Flamengo, atrás apenas de Zico, Dida e Henrique, está se despedindo da seleção . Hoje ele defende o time da colina, o jogo será em território estrangeiro e em homenagem a uma instituição de duvidosa reputação. Não me interessa. Uma pelada movida a marketing e dinheiro. Não me interessa. Eu seria maluco se não gostasse do quarto maior artilheiro da história do Clube de Regatas Flamengo, e não o respeitasse por tudo que fez. Valeu Romário.

Flamengo Net

Comentários