segunda-feira, 9 de agosto de 2004

Libertadores, um sonho impossível

Bastou uma vitória e já tem quem fale em garimpar uma vaga na Libertadores. Adoraria ter esse sonho. Mas seria querer demais de uma equipe que em 22 rodadas só ganhou quatro jogos e que não dispõe de elenco em quantidade e qualidade para ir tão longe. Vejam só: mesmo líder, o Santos de Luxemburgo continua buscando reforços - contratou Antonio Carlos e agora tenta um acerto com Marcos Assunção. Nada indica que o Flamengo tenha bala para melhorar o time, que só funciona - e olhe lá - quando está completo.

Chegar à zona da Libertadores, em dezembro, exigiria do time uma improvável série de triunfos. Em 2003, o São Caetano foi quarto e o Coritiba, quinto, com 74 e 73 pontos, respectivamente - algo na casa dos 53% de aproveitamento.

Neste ano tudo leva a crer que o quarto mais bem colocado venha a ter um número maior de pontos, dado o nivelamento das principais equipes. O Atlético-PR, hoje o 4º, tem 37 pontos, o que corresponde a um aproveitamento de pouco mais de 56% dos pontos disputados. Para chegar ao final do certame com esse aproveitamento, o Flamengo teria que somar mais 57 pontos. Ou seja, ganhar 79% dos 72 pontos que vai disputar. Em português claro: precisaria vencer 19 das 24 partidas que lhe restam. Virtualmente impossível.

É lógico que futebol é uma caixinha de surpresas, coisa e tal, o Flamengo pode surpreender, ganhar sete partidas consecutivas e entrar na briga - seria um feito histórico. Mas, na boa, tudo o que podemos querer, por enquanto, é fugir rápido da zona da degola. Se igualar a campanha do returno de 2003 (37 pontos em 23 jogos, 53,62%*), será ótimo, dadas as presentes circunstâncias.

Mais do que isso é querer pisar na Lua sem trabalhar para a Nasa.

* Repare que, em números relativos, em 2003 a campanha no returno teria sido suficiente para classificar o Fla para a Libertadores, caso a mesma média fosse obtida no turno. E o aproveitamento de Waldemar foi ainda melhor: 63,63% (seis vitórias, três empates e duas derrotas em 11 jogos).

Flamengo Net

Comentários