quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Patrícia, telefone pra você... oh, wait!

Quando a presidente Patrícia Amorim assumiu o cargo de mandatária do maior clube do país, de fato foi uma conquista histórica. Naquele momento, ela quebrava alguns paradigmas do Flamengo. Afinal, era uma ex-atleta do clube, o que teoricamente lhe daria conhecimento de causa para diversos problemas, e mulher, o que se não era inédito (vide que no Corinthians já teve isso), era de uma importância gigantesca nos tempos modernos de hoje.

Mas ao invés de capitalizar isso a seu favor e usar essa imagem para atrair patrocínios e parceiros de potencial, Patrícia Amorim fez completamente o oposto. Se escondeu sob o mantra "sou mulher" e começou a se defender de qualquer crítica com esse argumento, como se fosse mais uma das inúmeras sofredoras de verdade que infelizmente existem no nosso país.

É triste ver uma mulher que de dificuldade não tem nada, vive muito bem, tem um casamento saudável, negócios em boa condição, emprego público muito bem remunerado e está numa posição invejável no futebol nacional, viver nessa de Lei Maria da Penha a cada revés. E sempre apela, é impressionante!

A última pérola foi em entrevista ao site da ESPN. Mais uma vez ela usou do fato de ser mulher para fazer sua campanha de defesa às presidentes de times de futebol no Brasil. Mas aí comete um erro crasso que o repórter não soube usar (ou não quis). Veja o trecho:

"Acho importante passar por isso. Uma mulher dirigindo o maior clube do Brasil. Mas talvez o ideal fosse assumir o Flamengo em um momento mais tranquilo", disse Patricia Amorim.

Tá, parabéns por ser uma mulher dirigindo o maior clube do Brasil. Nessa frase, a presidente assume a responsabilidade por todas as multas e pontos na carteira, já que é a "motorista", mesmo estando no outro lado do Atlântico. E o "acho importante passar por isso" ela já disse no caso Bruno, depois do Zico, a cada crise. Ela devia dizer "acho gostoso passar por isso", já que faz questão de umas duas crises brabas por ano.

Mas quando diz que queria assumir o Flamengo em momento mais tranquilo, ela tira a torcida, mais uma vez, como um bando de otários. Vamos relembrar o momento que ela assumiu o Flamengo?

Hexacampeão brasileiro, salários em dia, patrocínio renovado, vaga na Libertadores como favorito, tricampeão estadual, respeitado e temido por todos os demais times da primeira divisão e o principal, em paz absoluta com a imprensa e a torcida. Melhor cenário que esse, só em sonho.

Só que desde 2010, quando começou a trabalhar, a gestão da Patricia arruinou tudo e forma impressionante. Parece que se tivessem feito de propósito, não teriam conseguido. Começou com a patética demissão do Andrade, passou pelo Adriano que abandonou o time, veio o caso Bruno, a traição a Zico e a primeira luta para escapar do rebaixamento.

Em 2011 parecia que o Flamengo veria a luz. Título estadual invicto e Ronaldinho Gaúcho. Mas aí o clube conseguiu derrubar a momentânea e excelente campanha no Brasileiro e se contentou com uma vaga na Libertadores - time que podia ter sido campeão se tivesse levado a sério umas duas ou três partidas.

E em 2012, voltou a escuridão. Estadual medíocre e uma campanha na Libertadores que fez o time de 2002 se sentir uma seleção. Salários atrasados (e bota atrasados nisso), trocas de técnicos com multas desastrosas, o contrato do Ronaldinho rompido na justiça com uma bomba atômica pairando sobre o clube, Deivid sem receber e o VP dizendo para ele cobrar do Zico, time sem reforço algum de fato, mas com factoides diários para enganar a torcida...

Nada disso acima é herança maldita de gestão anterior. Esse momento é atual e foi criado por quem está lá hoje. É tudo trabalho "da casa". E quem foi que disse que dirige o Flamengo e acha importante passar por tudo isso?

Patrícia, você está queimando o filme das mulheres que realmente trabalham e são competentes com esse seu discurso. Só mostra que você apenas repete frases e não tem criatividade nenhuma para inventar novas desculpas. Menos ainda para dirigir um clube como o Flamengo.

Flamengo Net

Comentários