sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A HISTÓRIA DO MENGÃO CHEGA A CURITIBA

*Por Vinicius Nagem 

Neste ano o Clube de Regatas do Flamengo comemora os seus 116 anos de existência e os 30 anos da conquista do Campeonato Mundial no Japão, o mais importante título entre todos os que compõem o acervo do clube de maior torcida do país. Falar do Flamengo para mim e para todos aqueles que integram essa enorme e gigantesca torcida espalhada pelos quatro cantos do mundo é algo indescritível, somente os que se incorporam nessa massa conseguem vivenciar tal emoção. 

Quem é Flamengo - no corpo e na alma - sabe que não somos melhores ou piores do que ninguém: somos apenas diferentes! Parece que o sentimento enebria, magnetiza, invade, nos torna mais fortes perante as dificuldades. Isso é ser Mengão e essa sensação já foi externada por inúmeros jogadores que sentiram o peso de vestir o manto sagrado. 

Desde que montei a Embaixada do Flamengo no Paraná – a FLAPARANÁ – já tive inúmeros momentos de felicidade e realização, proporcionados tanto pelo Flamengo , quanto pela nossa torcida. Promovemos excursões ao Rio de Janeiro, onde por incontáveis vezes vi homens barbados chorando feito crianças ao entrarem no Maracanã e revelarem para mim que o sonho de suas vidas estava ali se concretizando. 

Muitos ainda não tiveram essa oportunidade, porém, nesse domingo poderão estar um pouco mais perto da história do clube. A exposição itinerante do Museu do Flamengo chega a Curitiba após ter visitado inúmeras cidades neste ano pelo Brasil . Estará assim, encerrando o seu ciclo em 2011 com a mostra dos troféus da Copa Toyota de 81 (Campeão do Mundo), Taça Libertadores , Brasileirão de 2009 e outros itens que estarão abertos para visitação em Curitiba na Casa do Urubu II no Jardim Botânico, no dia 04 de dezembro (domingo) das 10 da manhã até o encerramento do jogo FLAMENGO X VASCO. 

Todos aqueles que desejarem participar do evento, em Curitiba, deverão trazer um 1kg de alimento não perecível . A arrecadação das doações será entregue ao Instituto Gui Darin, entidade filantrópica beneficente, voltada à defesa dos direitos e ao atendimento social e educacional gratuitos de segmentos mais vulneráveis da população constituída por crianças, jovens,adultos e idosos, em situação de risco social ou com deficiências. 

Com esse evento, a FLAPARANÁ encerra o ano com mais uma ação de responsabilidade social, como tem acontecido nos últimos seis anos onde já promoveu doações de brinquedos às crianças especiais da Escola Vivian Marçal, mantimentos aos desabrigados das enchentes de SC e PR e nas campanhas nacionais de doação de sangue rubronegro, entre outras.

Com a parceira Flamengo-UNICEF, muitas outras ações de cunho social serão promovidas pelas Embaixadas no ano de 2012. Não perca a chance de poder ver de perto e fotografar as taças que fazem parte da gloriosa história do Clube de Regatas do Flamengo. 

* Vinicius Nagem é o Embaixador do Flamengo no Paraná. Criador da FLAPARANÁ e um dos idealizadores do Projeto Embaixadas da Nação. Site oficial: http://www.flaparana.com

Flamengo Net

Comentários