sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Cosa Nostra



2011 foi um ano de perdas pessoais profundas. Coisa de marcar a alma. A chegada do novo ano não traz, realmente, nenhuma perspectiva especial de melhora, pelo menos não que esteja à vista, que seja palpável.
Tudo que um torcedor poderia esperar seria ter um refúgio ou paliativo para suas dores no clube de seu coração. É, pode ser uma fuga, mas isso também faz parte, a gente precisa de algum refresco de vez em quando, senão acaba pirando. E é o contrário.
As tristezas com o momento do clube só aumentam. Eu ainda entendia ( embora discordando ) a possibilidade da re-eleição como uma conseqüência de algumas coisas que andei lendo, dando conta de que pelo menos para os sócios que freqüentam e atletas as coisas iam bem. Aí li o texto do Henrin. Sou sócio, off-Rio. Portanto, não freqüento clube. Não tenho como opinar, me guio pela leitura intensiva de tudo que diz respeito ao Flamengo. E, ultimamente, só ando lendo coisas ruins.
Cheguei a ter a esperança renovada quando os valores do novo contrato com a TV foram divulgados. Antes de começar a valer, no entanto, essa esperança morreu, com os absurdos que tenho lido em todo lugar.
O mais triste é esse cenário desanimador em que o clube é dominado por “famiglias”, no melhor estilo da Máfia Siciliana. A única diferença é que eles não se matam para tomar o poder, pelo menos não fisicamente. Preferem faze-lo metaforicamente, pela destruição sistematizada de tudo que tenha sido conseguido pelo grupo anterior. Isso é frustrante e se reflete nos resultados, em todos os níveis, mas aparece mais no futebol. E vamos adiando o sonho de potência dominante por absoluta incompetência e falta de compromissos reais com a instituição, em detrimento de projetos pessoais, em todos os níveis.
Muitos se associaram, alguns começam a se interessar pelo grupo que surgiu aqui mesmo neste espaço, os sócios-pelo-flamengo. É nossa única esperança. Talvez seja uma quimera ou utopia, mas cabe apenas a nós acreditarmos que é possível alterar essa estrutura ultrapassada e viciada. Antes que ela consiga o seu propósito, que seguramente é o de exaurir os recursos e possibilidades do Flamengo, até que ele acabe. Não podemos deixar.
Feliz 2012 a todos!

Flamengo Net

Comentários