quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Museu do Flamengo lança livro em forma de diário sobre 1981 - o ano mágico do Flamengo

Com muito orgulho anunciamos o lançamento de um livro sobre 1981, escrito pelo nosso colaborador - e amigo, acima de tudo - Maurício Neves (@flapravaler), com a colaboração dos igualmente colaboradores e amigos Arthur Muhlemberg (@urublog) e Lucas Dantas (@lucasdantas).

O Mau é daqueles torcedores que anota até o número da chuteira dos reservas. Em conversa informal, descobrimos que o autor anotava, quando mais novo, até os narradores, comentaristas e repórteres de campo (mencionando quem era simpático ou não ao Flamengo).

Em suma, Maurício é uma enciclopédia viva do Flamengo, e que ama o clube incondicionalmente.

Vale a pena prestigiar o evento e, claro, adquirir esta obra sobre o maior ano de nossa história. 

O LIVRO


Na próxima terça-feira, dia 15 de novembro, a partir das 16 horas, na Fla-Concept (loja oficial do Flamengo, na Gávea), como parte das comemorações dos 106 anos de história do Clube de Regatas do Flamengo, a editora LivrosdeFutebol.Com lança 1981: O PRIMEIRO ANO DO RESTO DE NOSSAS VIDAS, de Mauricio Neves de Jesus – com Arthur Muhlenberg e Lucas Dantas.

O livro foi escrito sob a forma de diário, com um texto para cada dia daquele que foi o ano mais vitorioso da história do “Mais Querido” e é o primeiro produto da parceria do Museu do Flamengo com a editora.

O Flamengo de 1981 foi o único time do País que ganhou três títulos importantes num perí-odo de apenas 21 dias: a Libertadores (em 23 de novembro), o Estadual e o Mundial, respectivamente em 6 e 12 de dezembro.

“Nem o Santos de Pelé, o maior de todos os tempos, alcançou tal marca” – ga-rante o jornalista e maior historiador do Flamengo, Roberto Assaf. E explica: “o Flamengo de Zico – e de Leandro, Mozer, Júnior, Andrade, Adílio e Tita, entre outros – era sobretudo um espetáculo capaz de atrair não só rubro-negros, mas torcedores confessos dos demais clubes, incluindo os cariocas”.

O Autor apresenta fichas dos jogos mais importantes, bem como transcrições de gols históricos, com narrações de José Carlos Araújo, Jorge Curi, Waldyr Amaral, Doalcey Camargo, Edson Mauro, Cezar Rizzo e Luiz Penido.

Especialmente convidados pelo Autor, jornalistas esportivos, alguns flamenguistas apaixonados, escreveram sobre o time campeão: Alexandre Lalas, Alexandre Souteiro, Aydano André Motta, Carlos Eduardo Mansur, Hilton Mattos, Juan Saavedra, Leonardo André, Marceu Vieira, Martha Esteves, Moraes, Pablo Du-arte Cardoso, Paulo Cesar Vasconcellos, Péris Ribeiro, Plínio Fraga e Renato Ramos. O prefácio é de Roberto Assaf. A orelha, do craque Júnior.

O livro está documentado com mais de 50 fotos selecionadas para mostrar não apenas lances fundamentais de jogos decisivos, mas imagens inéditas dos basti-dores da conquista, em vestiários, aeroportos, aviões e estádios.

Sobre o Autor

Rubro-negro desde o berço, Mauricio Neves de Jesus herdou do pai a paixão pelo Flamengo. Sua infância foi marcada pela afirmação da geração de Zico e Júnior no time que chegaria ao seu auge em 1981.

Quando o Flamengo foi campeão mundial em Tó-quio, Mauricio tinha oito anos. Três décadas depois, ainda considera aquele time do Flamengo o que mais se aproximou da perfeição.

Advogado e professor universitário, Mauricio mora em Lages, na Serra Catarinense, e mesmo longe, mantém o amor e a intimidade com o Mais Querido: é sócio proprietário e membro do Conselho Consulti-vo do Museu do Flamengo.

O autor tem textos publicados na coletânea “Ser Flamengo” (Folha Seca, 2006) e é um dos idealizadores do site "Fla Manto Sagrado", além de ser colecionador de camisas de futebol. Os itens preferidos da coleção são camisas usadas pelo Flamengo no ano mais glorioso da história do clube.

O único defeito do Flamengo de 1981 – lamenta ele – foi não ter durado para sempre.

Serviço

1981: O PRIMEIRO ANO DO RESTO DE NOSSAS VIDAS

De Mauricio Neves de Jesus (com Arthur Muhlenberg e Lucas Dantas)
Prefácio de Roberto Assaf – Orelha do craque Júnior
Formato: 13,5 x 21,5 cm
Páginas: 276 páginas
Peso: 490g (aprox.)
ISBN 978-85-65193-00-9
Preço: R$35,00


Contatos

Com o Autor -  Mauricio Neves de Jesus - (49)9983-0922 - themoreblues@gmail.com

Com a editora - Cesar Oliveira - (21)8859-2908 - cesar.oliveira@globo.com

O Autor chegará ao Rio de Janeiro no dia 10 de novembro, quando então estará disponível para entrevistas.

Flamengo Net

Comentários