quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pule de Dez



“ARTILHARIA
Neymar é o jogador preferido das mulheres: pesquisa da Sport+Markt, que tem como clientes multinacionais e clubes, mostra que ele é hoje o queridinho de 28,8% delas. Em seguida vêm Ronaldinho Gaúcho (25,5%) e Kaká (4,6%). O santista desbancou o galã do Real Madrid, que em 2010 era o líder, com 19%. Ronaldinho lidera no público masculino (26%). A agência entrevistou 8.235 torcedores (5.764 homens e 2.471 mulheres). Fonte: Coluna Mônica Bergamo – Folha de São Paulo – 27/10/2011”

Talvez nem fosse preciso fazer uma pesquisa para identificar esses dados. Nas últimas convocações da seleção, ficou bastante claro que o carisma de R10 continua altíssimo, e a imagem de Neymar pedindo a ele que acenasse para o pai nas arquibancadas de Vila Belmiro ao fim daquele jogaço dos 5X4 eliminaria qualquer dúvida que ainda restasse.

Por outro lado basta entrar no site deles para aprender, logo na primeira linha, que “Maior empresa de marketing esportivo da América Latina, a Traffic atua também dentro das quatro linhas. Gerencia clubes no Brasil e nos Estados Unidos e lidera grupos de investidores na carreira de jovens jogadores.”

Já no Globoesporte GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro ficamos sabendo que:

“Clube mais popular do país, o Flamengo lidera também o ranking nos quesitos escolaridade e renda familiar mensal. Isto foi o que revelou a pesquisa "Datafolha" realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2009. Dos torcedores que declararam ter renda mensal superior a dez salários mínimos, 20% são rubro-negros. O segundo colocado é o Corinthians, que tem 14%. São Paulo e Palmeiras têm 10%.
Quando o assunto é escolaridade, o Flamengo também lidera entre os torcedores que têm ensino superior: 17%. O Corinthians tem 13%, e o São Paulo 11%. O Tricolor paulista, aliás, conseguiu seu maior percentual nesta faixa (ensino fundamental - 6% - e ensino médio - 9%).”

Somando tudo isso e usando a lógica a conclusão mais óbvia é que essa combinação Flamengo + R10 + Traffic deveria ser pule de dez em termos de sucesso mercadológico e retorno financeiro para os participantes, certo?

Quem puder que explique, então, onde é que essa maionese desandou. Porque essa preferência pelo R10 no Brasil, a expertise da Traffic em marketing e a popularidade e alto poder aquisitivo e escolaridade da torcida do Flamengo não produziram um case de sucesso pra ninguém ( exceto, talvez, para a família Assis ). De resto o Flamengo nem patrocinador master decente conseguiu, nenhuma grande campanha usando a imagem do craque foi lançada, não se aproveitou nem a incrível maré de bonança que vive a economia brasileira desde que o Flamengo o contratou e tampouco o altíssimo potencial que a Copa do Mundo e as Olimpíadas permitem, a quem saiba usar esses temas de forma adequada, foi capitalizado, pelo clube ou pela Traffic. Que acabou mudando de presidente, talvez exatamente por isso. Já d.Patrícia parece seguir firme e forte no colégio eleitoral da Gávea.
É muita zebra junta em um espaço de tempo limitado. O que mais assusta é que parece todo mundo acomodado nesse “mico” empresarial. O pior é que o Flamengo ganhou o carioca invicto e só. Saiu da Copa do Brasil de forma melancólica, saiu da Sulamericana de forma vexatória e vai dando mostras preocupantes de que não vai ter fôlego para o hepta. Talvez uma Libertadores como consolação. E a hype do tema R10 no Fla vai passando. Que desperdício.

Flamengo Net

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