quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Juntando os cacos

Não é hábito de nenhum rubro-negro perder. Não gostamos, curtimos mesmo é vencer. Queríamos o hepta, calar a Fiel, o Pacaembu e o Jogo Aberto. Mas não deu. E fica a necessidade de seguirmos em frente.

O Flamengo tem chances matemáticas de brigar pelo título, mas sem dúvida muito atrás de outros times que não estão só a frente (como o São Paulo), mas que jogam melhor (como o Botafogo e o próprio Corinthians). Ao contrário de outros jogos não vi ninguém de sacanagem. Vi burrice (Willians cabeceando para o meio da área, Gustavo dando motivo para ganhar um gancho do STJD, por exemplo) e vi incompetência.

Chegamos hoje no jogo sem três titulares (Airton, Luiz Antonio e Alex Silva) e um reserva importante (Jael), mas o que tem sido mais decisivo é a má fase. Thiago Neves hoje correu, chutou duas bolas perigosas e... Só. Léo Moura enfrentou um ala que jogava de lateral, mas mal apoiou. E, por fim, Bottinelli entrou para armar e fez Ronaldinho recuar porque o argentino nada fez. Você soma e são cinco desfalques e três jogando mal. Não há time que resista. Aliás, oito jogadores dá quase um time.

A rigor, hoje o Flamengo se defendeu bem enquanto teve Maldonado, mas nunca esteve bem no ataque. Fez o primeiro gol em falha da defesa corintiana. O chileno em campo segurou as pontas, mas ele vinha de meses sem ritmo e cansou. Entrou Muralha, mais uma decepção em uma geração que apostamos tanto, e recuou Willians para a posição de primeiro volante. Tendo que se posicionar ao invés de correr, o pitbull se perde. Corre sem direção, toca para qualquer lugar.

Com a saída de Maldonado, paramos de defender bem e a virada era inevitável. Erros de Luxemburgo? Era melhor recuar Ronaldinho e colocar Negueba no lugar de Thiago Neves. Fierro entrou porque não havia volantes e pelo que entendi W8 estava machucado. Não havia opções.

Mas o que fica é isso: se os que jogam mal, fizessem o que deveriam, não teríamos perdido hoje. Pior é ver que Luxemburgo tem poucas opções para mexer. Galhardo é outra decepção, Bottinelli nunca se firmou e Negueba voltou mal da seleção.

Talvez o que nos reste seja apenas buscar a libertadores. Menos pelo trabalho do técnico e mais pela irregularidade de alguns jogadores.

******

Mais do que a derrota, preocupa o discurso pessimista dos jogadores. Matematicamente, o título é totalmente possível. Em 2009, por exemplo, tínhamos 30 pontos. Hoje, temos 36.

Não dá para entender tantos jogadores já falando em libertadores. Domingo tem outra decisão.

*****

Falar o quê do Gustavo? Vontade de ganhar não justifica covardia.

Flamengo Net

Comentários