sexta-feira, 12 de agosto de 2011

COLUNA DE SEXTA-FEIRA - André Monnerat

Ronaldinho: será possível que a Traffic fez um negócio tão ruim assim?
Se o contrato que fechou com Flamengo e Ronaldinho é mesmo como foi divulgado até agora, a conta é quase impossível de fechar para a Traffic. 

Desde que Ronaldinho chegou ao Flamengo, fiquei na expectativa de que o primeiro grande patrocínio com o clube fosse fechado para entender melhor como funciona o negócio com a Traffic. Quando chegasse este momento, pensei, chegaria a hora da Traffic cobrar sua comissão e aí todo mundo saberia melhor como é o contrato, já que o Conselho Deliberativo precisaria aprovar tudo.

Bem: não sei se a sessão de ontem do Conselho, que aprovou que Duracell e Gillette comecem a aparece no Manto Sagrado a partir deste domingo, trouxe maiores esclarecimentos a quem estava lá presente. Mas, pelas notícias que estão saindo por aí, a Traffic não receberá um centavo do dinheiro que a Procter  & Gamble vai desembolsar. Como também não recebe nada dos patrocínios com BMG, Tim e outros que não expõem suas marcas no uniforme rubro-negro.

Vamos então recapitular o que já se falou sobre este contrato: a Traffic paga a Ronaldinho cerca de R$750 mil mensais de salário; o retorno viria com uma participação nos contratos de imagem que o jogador assinar daqui pra frente e com uma percentagem do valor dos patrocínios de camisa que o Flamengo assinar - 20% em cima do que passar de R$30 milhões anuais.

Fazendo algumas contas - corrijam-me se tiver algum erro aí:

- R$750 mil x 12 meses = R$9 milhões por ano que a Traffic gasta com Ronaldinho.

- Para recuperar estes R$9 milhões apenas com o patrocínio do Flamengo, o clube precisaria fechar contratos num total de R$75 milhões por ano. Com R$45 milhões a mais que os tais R$30 milhões, os 20% da Traffic dariam exatamente R$9 milhões.

- Mas sabemos que a Traffic também ganha algo em cima dos contratos individuais de Ronaldinho. Não sabemos a percentagem, mas digamos que sejam 50%. Neste link é possível ver que Ronaldo Fenômeno fatura anualmente cerca de R$9,3 milhões com seus contratos pessoais de patrocínio. Digamos que Ronaldinho conseguisse um desempenho igual; neste caso, se a Traffic ficar com 50%, ganhará R$4,65 milhões. Para recuperar os R$4,35 milhões que faltam para chegar aos R$9 milhões que gasta, o patrocínio do Flamengo precisaria ser de quase R$52 milhões anuais.

Atenção: estou falando em ficar no zero a zero, sem nem considerar a hipótese de terem algum lucro. A coisa só fica um pouco mais viável se a percentagem que a Traffic ganha em cima dos novos contratos individuais de Ronaldinho (até agora quase inexistentes) for bem maior.

Isso, claro, se o contrato com a Traffic é como estão falando mesmo.

- ANDRÉ MONNERAT escreve também no SobreFlamengo (www.sobreflamengo.com.br e twitter.com/sobreflamengo)

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