segunda-feira, 22 de agosto de 2011

COLUNA DE SEGUNDA FEIRA
HERMÍNIO CORREA

Impressões de Internacional 2x2 Flamengo, 18ª rodada
Campeonato Brasileiro 2011

Olá pessoal,

Internacional e Flamengo fizeram ontem um bom jogo no Beira Rio, tendo agradado a postura franca com a qual o Flamengo atuou mesmo fora de casa, diante de um adversário de qualidade.

Obviamente, havia uma grande preocupação com a forma de atuação do Flamengo após a desastrosa partida de quinta contra o Atlético Goianiense. E apesar do empate no sul, a atuação da equipe voltou a demonstrar a consistência de quem se mantém na vice liderança do Brasileirão.

O primeiro tempo acabou sendo uma partida mais dura, com menção ao poder de marcação do Flamengo e a tranqüilidade na troca de passes. Embora carregasse a responsabilidade pela busca do resultado para novamente encostar-se à liderança, o time demonstrou maturidade e paciência para ir ditando seu ritmo de jogo, valorizando a posse da bola.

E embora poucas, foi criando suas chances.

Abriu o placar em uma falta que, além de muito bem cobrada por Ronaldinho, teve uma dose de malandragem de Willians.

E só não ampliou no chute de Deivid pois a bola, teimosa, optou pelo lado de fora da trave.

Terminou o primeiro tempo à frente do placar, com um a mais em campo e demonstrando uma maior posse de bola que prometia um segundo tempo à feição daquilo que o Flamengo buscava para sair de Porto Alegre com os três pontos.

Mas, de uma maneira bastante parecida como a que o Figueirense se portou em Florianópolis, o Internacional surpreendeu na volta do intervalo optando por uma postura mais ofensiva, e mesmo com um jogador a menos empurrou o Flamengo para seu campo no início do segundo tempo.

Quando Luxemburgo optou por mexer, colocando um homem a mais dentro da área do Internacional (Jael), e alterando a marcação no meio campo (Luiz Fellipe) a partida já estava empatada.

Fizemos o 2x1 na sequência, no oportunismo de Jael. E durante mais 10 a 15 minutos, tivemos o controle da partida. Novamente trocando passes com mais tranqüilidade, de maneira mais organizada e valorizando a posse de bola.

E aqui novamente surge o fator que tem faltado ao Flamengo em alguns dos empates ocorridos. Em um jogo difícil, contra um importante adversário como é o Internacional, podendo fazer os três pontos fora de casa, faltou liquidar a partida.

E não acho que isso seja específico a um jogador. Ontem foi Devid quem perdeu gol feito. Contra o Figueirense, foi Thiago Neves. Fato é que o time tem demonstrado uma postura de encher os olhos atuando fora de casa, mas tem faltado o poder de decisão em momentos chave das partidas visto, por exemplo, nos confrontos diante do América Mineiro e Santos.

E por não ter liquidado, o Inter achou espaço, fez um golaço com Leandro Damião e ainda teve tempo para crescer na partida, dando trabalho ao sistema defensivo.

No final das contas, mantivemos a segunda posição e aproximamos do líder em um ponto. Jogamos uma boa partida contra uma forte equipe que é a do Internacional, mesmo estando fora de casa.

Tudo isso mostra que o que de fato foge à normalidade em nossa caminhada foi o jogo contra Ceará e a derrota do meio da semana para o Atlético Goianiense, com citação também ao empate “festivo” contra o Corinthians lá trás, ainda na terceira rodada, em casa, mas que hoje são pontos que estão fazendo falta significativamente.

Algo preocupante é que se nenhum clube tem conseguido abrir vantagem no campeonato, isso também inclui o Flamengo. E o que vem pela frente agora é um clássico.

Domingo é daqueles jogos que tem toda a característica de demonstrar quem é quem na disputa pelo título. Uma vitória certamente servirá de combustível para a tão esperada arrancada.

É hora de uma nova sequência de vitórias. Nem tanto por ser contra o Vasco. Mas principalmente por ser contra um adversário direto na luta pelo título.

Grande abraço, até segunda e Saudações Rubro Negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários