segunda-feira, 11 de julho de 2011

COLUNA DE SEGUNDA FEIRA
HERMÍNIO CORREA

Impressões de Fluminense 0x1 Flamengo, 9ª rodada
Campeonato Brasileiro 2011

Olá pessoal, Não é novidade para o torcedor o grau de dificuldade e o equilíbrio existente no Campeonato Brasileiro.

Por isso, o peso das vitórias é sempre determinante para uma boa classificação do time na tabela. Fruto dessa vitória obtida no clássico, é que o Flamengo se mantém na vice liderança do Brasileirão.

A formação inicial levada a campo por Luxemburgo foi a mesma que entrou em campo na quarta feira, na vitória contra o São Paulo; Já a postura da equipe, não se mostrou tão parecida.

Nos primeiros 20 minutos, o Flamengo aceitou a pressão tricolor, principalmente com as ações do rápido Ciro sempre caindo pelo lado esquerdo de nossa defesa. Em pelo menos duas jogadas por este lado, o Fluminense esteve perto de abrir o placar além de uma terceira jogada, dessa vez pelo lado direito de defesa, em que Rafael Moura se antecipa á marcação de Angelim e acerta a trave do goleiro Felipe.

A partir daí o Flamengo passou a ter melhor posse de bola no meio campo, mas sem conseguir entrar na defesa adversária, muito prejudicado também pelo excessivo número de passes errados. As jogadas de perigo de nosso ataque se resumiram a chutes de fora da área, com Renato e Thiago Neves em tarde de pouca pontaria.

Nas duas únicas jogadas em que conseguiu furar o bloqueio tricolor, duas cabeçadas: A primeira dada por Devid, defendida por Diego Cavalieri. E na segunda, após uma bela troca de passes entre Willians, Thiago Neves e Jr. Cesar, a bola é cruzada na medida para Willians, livre, cabecear e colocar o Flamengo á frente.

Nesse lance, cabe um elogio especial pela movimentação dos homens de ataque, principalmente Thiago Neves, abrindo o espaço na defesa que, perdida, deixou tanto Willians quando Devid completamente livres.

Já no segundo tempo, Luxemburgo optou por uma equipe que em tese jogaria quase que exclusivamente no contra ataque, principalmente com a entrada de Negueba, caindo pela ponta direita. Fato é que foram apenas duas chances criadas, nenhuma delas de muito perigo.

Enquanto isso o Fluminense tentava, de maneira desordenada, fazer com que sua linha de quatro atacantes conseguisse chegar ao empate.

E assim, em uma partida prejudicada pelo excessivo número de passes errados e amarrada pelo grande número de faltas, o clássico terminou com a vitória de um Flamengo que se não foi brilhante, foi eficiente.

Mas se o Flamengo não brilha ainda, como aliás ninguém vem brilhando nesse campeonato, segue a boa fase com a quarta vitória seguida, manutenção da invencibilidade, melhor ataque do campeonato e uma defesa que não comprometeu nesses dois últimos jogos.

Para o brasileirão de pontos corridos, no final, é isso que importa – ainda mais em um clássico: Vencemos.

*****

Interessante observar que o futebol de Willians começa a crescer tendo em campo um segundo jogador voluntarioso na marcação, como tem sido o Airton. Ontem, o camisa 8 se destacou não só pelo gol mas também pelos desarmes “limpos”.

Em contrapartida, já está na hora de alguém chamar o Airton no canto e instruir o jogador. Dois jogos, dois cartões amarelos. Mais do que isso: Excesso de jogadas duras. E ele sabe jogar bola...

Palmeiras fora de casa é sempre jogo complicado. Mas uma vitória sobre um concorrente direto pelas primeiras posições pode dar ainda mais força ao time na busca pela liderança. Em 2009, por exemplo, a vitória por 2x0 no Palestra foi determinante para a arrancada final na conquista do Hexa. Espero que não seja diferente no próximo domingo.

Grande abraço, até segunda e Saudações Rubro Negras, sempre!

P.s.: Provavelmente desfalcarei a equipe de colunistas nas duas próximas semanas, em função de viagem a Argentina para acompanhar a fase final da Copa América. Assim sendo, marco nosso reencontro da “Coluna de Segunda Feira” falando sobre a 13ª rodada, Flamengo x Grêmio, partida inclusive em que devo ir assistir no Engenhão. Então grande abraço, SRN sempre e até lá!

Flamengo Net

Comentários