sábado, 25 de junho de 2011




FLAMENGÔMETRO nº 57

ASCENSÃO E QUEDA DE RONALDINHO E O PARADOXO

Parece que definitivamente terminou a paciência da Torcida com o ex-galático R10. Embora eu concorde com a essência das críticas e não esteja nada satisfeito com as atuações do bilionário gaúcho, seria injusto colocá-lo como o único culpado pela queda de rendimento do time. É fato que eu esperava mais, não que ele fizesse chover, que metesse 3 gols por jogo, gols de bicicleta, do meio de campo, etc, jamais tive essas ilusões ingênuas: se ele fosse o mesmo de anos atrás, jamais teria saído da Europa. Se veio para o Flamengo, é porque não vinha bem; o mesmo acontecera com Adriano em 2009. Só que o Imperador - em que pese todos seus deslizes e lambanças - jamais fugiu da responsabilidade, e mesmo fora de forma e aquém de sua força total, chamou a responsabilidade e cumpriu sua função: fez gols, foi artilheiro e campeão em 2009, antes de afundar nas lambanças de 2010.
Enquanto isso, o Flamengo de Luxemburgo vai caindo de rendimento e tornando-se um intrigante paradoxo: não consegue ganhar, apesar de tantos craques no ataque; e não consegue perder, apesar de tantos cabeças-de-bagre na defesa. Dona Patrícia segue em sua rotina de nadar, o time não fecha com reforços de peso, os problemas financeiros continuam. Será que o elenco começou a boicoitar o Luxemburgo? Será que os conflitos políticos internos do clube estão dificultando o acerto de contratações e patrocínios? Será que os empresários boicotam o clube da Gávea? Ano passado, ambos os jogos com o Atlético Mineiro envolveram Vanderlei Luxemburgo: no primeiro, ele já em fase de fritura no Galo conseguiu segurar um empatezinho no Rio; no segundo, já no Flamengo, tomou um sacode em Minas enfrentando um elenco de desafetos. Como será agora?
Neste ano, o Flamengo só conseguiu 3 vitórias contra adversários da série A: um 2x0 no Botafogo, um 2x1 sofrido contra o Vasco afundado em crise, e uma goleada implacável nos reservas do Avaí. Ah, e aquele 2x1 no amistoso contra o América Mineiro.
É hora de honrar nossas tradições e renascer mais uma vez das cinzas.

Flamengo Net

Comentários