quarta-feira, 29 de junho de 2011

Calúnia do Rúbio Negrão Comemorativa – um ano de calunismo no Blog da Flamengonet, sem um chinelinho sequer: 29/06/2010 – 29/06/2011

“Hoje o RNT é praticamente um coronel nascimento do flamengonet: missao dada, é missao cumprida!” – Bruno

Sejemos cinseros: odeio chororô e fico perturbado com mimimi. Mas, por outro lado, não me atenho a dogmas como “É proibido reclamar do juiz”, nem reluto em analisar os quadros completos das mais variadas situações.

Contra o Alianza Lima, por exemplo, o César, que ainda não é o Julio (mas será em breve), errou feio ao encostar no juiz. Expulsão merecida. Só que a história da humanidade não começou no momento em que ele empurrou o juiz, nem lá terminou. Algo aconteceu antes desse evento. Já vi jogadores cuspirem na cara do juiz, acusá-lo de bêbado, e até expulsá-lo, mas nem o mais tresloucado dos atletas ataca fisicamente um juiz sem ter motivo.

Como enunciou Newton, “A toda ação corresponde uma reação, quando não uma vingança”, acrescento eu, humildemente. Elaborando um pouco mais, “A toda reação corresponde uma condenação.”

Cresci com algumas convicções, sendo uma delas, talvez a mais valiosa para o meu sucesso retumbante, a de que o goleiro é intocável na pequena área. E o César foi condenado por ter acreditado piamente nessa máxima, quando pra ela o juiz não deu a mínima.

Quanto ao jogo em si. Para alguns, sofremos uma goleada histórica, consequência do destempero de jovens nervosos. Verdade. Mas não absoluta, visto não ser a única. Um jogo não é apenas seu placar final, assim como uma expulsão não se resume ao cartão vermelho. Há circunstâncias, atenuantes ou agravantes, que o tempo apaga.

De fato, o placar de 5x1 grita que perdemos feio, mas, felizmente, o próprio jogo, emocionante, demonstrou que a derrota não foi fruto de inépcia ou de complô para derrubar treinador. Foi, sim, uma belíssima derrota, com os nossos garotos jogando em cima do adversário com uma perícia invejável, tanto nos fundamentos da bola quanto nas jogadas.

Para ser franco, já fiquei mais envergonhado com derrotas por 1x0 do que por goleadas injustas. Nossos valentes juniores perderam, mas não foi somente para o adversário. Foi também para o juiz, para o nervosismo, para o medo de ser atingido por objetos estranhos ao esporte em prática na ocasião. Perderam a vaga para a semifinal da Libertadores, perderam até o respeito de alguns torcedores. Só não perderam o dom de jogar o bom futebol.

Pra finalizar, uma lição de vida: após o jogo contra nós, o Alianza enfrentou o Universitario, e também acabou sendo desclassificado. “Pênalti é loteria”*, dizem alguns. Pra mim, o futebol inteiro é uma loteria. Não sei o que aconteceu durante os 90 minutos, mas de uma coisa eu tenho certeza: arbitragem caseira só é boa quando o adversário é de fora.

(Ressuscitei o tema da Libertadores sub-20 como forma de homenagem à nova geração que surge com força total na Gávea. Pena que eu comece a acreditar que tenho o dom de falar, falar, falar, e não dizer nada.)

* A prova de que pênalti é loteria: até o Zico já perdeu umas raríssimas cobranças.


Duplex Toc Zen

1 - Garrafada, garfada, cusparada: Os juniores do Flamengo já estão jogando como gente grande.

2 - Depois reclamam dos empates: Galhardo é 22. Junior Cesar, 66. Renato, 11. Wanderley, 33. E agora, Aírton, 55. Daqui a pouco até eu serei 00.

3 - Estratégia: O Santos mostrou que a melhor tática pra disputar mata-mata é a cai-cai.

4 - Rafael, camisa 01 santista: Eu nunca sei se esse rapaz está com as mãos erguidas rezando ou tentando cortar uma bola cruzada.

5 - Isto aqui é Flamengo!: A gente percebe a grandeza do Flamengo quando o Santos é tricampeão da Libertadores em casa, diante de... 37.894 pagantes!

6 - David Braz e Welington: Podem ser úteis, sim. Não como titulares, não como reservas, não como zagueiros, não como jogadores, mas como os seres humanos maravilhosos que eu tenho certeza que são.

7 - R10: Primeiro, contra o Avaí. Agora, contra o Galo. Será que o Ronaldinho vai entrar numa de Dodô, de só fazer gols bonitos?

8 - “Vocabulário de Joel confunde Montillo: ‘Não entendi umas palavras’” – Globo.com: Já que o Montillo não entende o inglês do Joel Santana, que tal trazê-lo pro Flamengo, onde o Luxa domina o espanhol?

9 - Milionários em petição de miséria: Tudo indica que o futuro do elenco do River Plate é ser negociado com o Estrela Vermelha.

5x1 - @paulomarback, o nosso embaixador no Peru: “Agradeço demais! vamos ver se minha musica emplaca nas arquibancadas! http://www.youtube.com/watch?v=xs8iCzRLVMY.” Vamos aprender a canção, e levá-la pras arquibas, que ele merece!

11 - Corinthians 5x0: Vida que segue, São Paulo. Levanta, sacode a poeira, retoca a maquiagem e dá por cima.

12 - Cooirmãos são paulinos, muita calma nessa hora: Time grande não cai, mesmo quando escorrega no quiabo.

13 - Parabéns, Santos!: Campeão da Libertadores, agora só vai brincar no Mundial da FIFA.


14 - Twitter Cassetadas da semana:

Tática infalível do Santos: Zé Love caindo num lado, Elano caindo no outro, e Neymar caindo no chão.

Orgulho Hetero: me orgulho tanto que até fui o primeiro hexa brasileiro da categoria.

Liberta: quem achava que o Peixe iria morrer na praia, se ferrou: o jogo foi no interior.

O nome do Muricy é trabalho. Só na encruzilhada de Santos ele já deixou mais de cem.

Com o nosso Conselho Diretor, se o Kleber vier, teremos que verificar se a Gávea não foi vendida de verdade.

É injustiça chamar o R10 de "Bohemio". Ele é "Brahmeiro"!

"Quem faz projeto é arquiteto", disse Muricy, confessando nas entrelinhas que com ele é tudo ao acaso, na sorte mesmo.

"Invasão do Fla na Sérvia: depois de Pacheco, Mezenga fecha com Estrela." Ué... Exportar lixo não é crime ambiental?

RT Quem acha que o Muricy vai pedir uns conselhos sobre o Mundial da FIFA pro Celso Roth, dá RT!

O Ze Love foi vendido pra que time? Estrela Vermelha também?

O Genoa-ITA, que levou o Ze Love, doravante passa a ser conhecido como "Estrela Azurra".

Sabem como é (ou deveria ser) "corajoso" em espanhol? "Carajoso".

O Edmundo animal pode ter jogado muito como atacante, mas seria um péssimo volante.

4x1: Tô mais feliz que galo no lixo.

É ou não é muita coincidência o São Paulo jogar desfalcado justo no dia da #paradagay?

Por que a data e o local da #paradagay e da Parada Skinhead sempre coincidem?

Pra pedofilia não devia ter "pena de morte", mas "pena de corte".

Quando faz com criança é "pedófilo". Quando faz com adulto é "político".

O time do São Paulo não perde. Vira purpurina.

Alguém saberia informar ONDE será a Copa do Mundo de 2014?

Fui convidado pra fazer um stand-up, mas recusei porque não me deixariam fazê-lo sentado. #Preguiçabraba

Ontem só não senti pena do Rogerio Ceni porque penas ele já tinha de sobra.

Se o Botafogo vencer na próxima rodada será um candidato muito forte a cavalo paraguaio.

E pra não falarem que nada mais faço, não percam em breve a nova série “Messi x Neymar” no rubronegroroxo.blogspot.com. Stay tuned.

Flamengo Net

Comentários