quinta-feira, 26 de maio de 2011

O futuro dos clubes brasileiros

Algo que já venho querendo escrever há algum tempo é sobre o futuro dos clubes brasileiros em um mercado que a cada dia mais se apresenta global.

Em meus tempos de criança e adolescente, a coisa mais difícil de se ver era uma camisa de um clube que não carioca nas ruas. Os mercados eram locais, no máximo nacionais - o Campeonato Estadual tinha importância equivalente ao "Brasileirão".

Entretanto, desde o final da década de 80 o mundo passa por um processo sem retorno denominado "globalização". Os mercados passaram a ser nacionais e, aos poucos, vão se tornando mundiais. Saio para levar minhas filhas na pracinha perto de minha casa e é bastante comum ver crianças com camisas de clubes paulistas ou internacionais, por exemplo.

Até mesmo o acesso para compra de uniformes de times de outros estados ou estrangeiros hoje é bem mais fácil. Este é um bom exemplo de que a dinâmica de consumo do futebol está mudando de forma definitiva. O mercado que permitia quatro grandes clubes cariocas, por ser local e isolado, hoje não é mais suficiente. O que conta é o panorama mundial e, em menor escala, o nacional.

Continua no Ouro de Tolo.

Flamengo Net

Comentários