sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cruzeiro

* por Max Amaral

Clube: Cruzeiro Esporte Clube

Estádio: Estádio Joaquim Henrique Nogueira, a Arena do Jacaré (Sete Lagoas, MG). Com o fechamento do Mineirão para as obras da Copa, os três times de Minas vão jogar no estádio do Democrata, com capacidade para 25.000 torcedores (mas só andam liberando 20.000 lugares). O detalhe ruim é que, por questões de segurança, os jogos têm sido de torcida única, uma das grandes idiotices do futebol brasileiro atual. Também podem jogar em Varginha, no Estádio Municipal Dilzon Melo, o Melão, com capacidade para 13.000 torcedores. No entanto, o Estádio está sendo muito criticado pelas péssimas condições do gramado e das instalações.
Técnico: Cuca
Time-base: Fabio, Vitor, Victorino, Gil e Diego Renan; Fabrício, Leandro Guerreiro e Montillo; Roger, Wallyson e Thiago Ribeiro
Principais reservas: Leo (zagueiro), Henrique (volante), Gilberto (lateral/volante), Marquinhos Paraná
Quem pode chegar: O time está subindo muitos garotos da base. Nenhuma grande contratação tem sido especulada até o momento.
Quem pode sair: Henrique e Gilberto. Fabricio, zagueiro que foi do Flamengo, já foi para o Atlético PR.
Retrospecto em 2011 (até 20/05/11): Campeão Mineiro. Eliminado da Libertadores pelo Once Caldas – o que coloca o Cruzeiro 100% focado no Brasileirão desde a 1a. rodada, algo que não aconteceu nos últimos anos. 23 jogos, 18 V, 3 E, 2 D.
Pontos fortes: Elenco e conjunto. Cuca conseguiu montar o time que fez a mais impressionante “pré temporada” dentre os grandes do País. Entra como franco favorito ao título, ao lado do Santos.
Pontos fracos: O time as vezes se “desliga” jogando em casa, para desespero da torcida. Cuca vem improvisando muita gente nas laterais, ainda tentando achar alguém que dê um equilibrio ali. A excelente zaga tem ficado muito exposta por conta desse problema.
Jogos com o Flamengo no Brasileiro 2011: ( 14ª rodada) - 03/08 – Cruzeiro x Flamengo - Arena do Jacaré; (33ª  rodada) – 06/11- Flamengo x Cruzeiro – Engenhão.



Últimos dois confrontos com o Flamengo pelo Brasileiro: 01/09/2010  - Cruzeiro 1 x 0 Flamengo; 28/11/10 Flamengo 1 x 2 Cruzeiro.
Vai lutar por: Título | vaga na Libertadores | Sul Americana | para não cair
Análise do autor: O Cruzeiro começa o Campeonato Brasileiro com time e, principalmente, elenco. Vários reservas podem entrar a qualquer momento, em várias posições. Além disso, conta com uma espinha dorsal muito forte: Fabio, um goleiro que finalmente atingiu a maturidade e dá muita segurança lá atrás. Acabou de ser convocado para a Seleção. Victorino e Gil, uma zaga muito sólida.

Montillo, o melhor jogador em atividade no Brasil no ano passado, um armador que eu queria muito ver no Flamengo. Thiago Ribeiro, atacante em excelente fase. Wallyson outro daqueles achados do Cuca, atacante que está rapidamente deixando de ser uma promessa para ser um diferencial importante do time.

E, last but not least, Cuca, um técnico que tem formado bons times por onde passou, desde o belo Botafogo entre 2006 e 2008 (tropeçou na falta de um elenco à altura para lhe dar suporte), e o Fluminense de 2009/10, de onde foi demitido de uma maneira surpreendente. Curiosamente, seu único título importante antes deste Mineiro conquistado no ultimo fim de semana foi em um clube onde seu trabalho não foi bom: o Campeonato Carioca de 2009 com o Flamengo.

Como pontos fracos, dá para destacar o atual grande problema brasileiro: a falta um lateral esquerdo confiável. Gilberto, armador, tem jogado por ali e feito boas partidas (a ponto de barrar o titular, Diego Renan, que chegou a ser especulado no Flamengo), mas reclama demais disso e está sendo cortejado pelo Botafogo. A torcida reclama muito das improvisações que Cuca andou aprontando – Marquinhos Paraná (volante) uma hora é lateral direito, outra é meia. Everton e Henrique, volantes, escalados como meias. Se acertarem o problema das duas laterais ficam fortíssimos.

Sente muito a falta do Mineirão, mas menos que o Flamengo sente do Maracanã.

Flamengo Net

Comentários