sexta-feira, 20 de maio de 2011

Bahia

* Por Juan Saavedra


Clube:
Esporte Clube Bahia
Estádio: Estádio Metropolitano de Pituaçu (30.000 torcedores).
Técnico: René Simões
Time-base: Marcelo Lomba, Jancarlos, Titi, Thiego, Ávine; Marcone, Fahel, Camacho e Lulinha; Souza e Jobson.
Principais reservas: Jair (goleiro); Danny Moraes (zagueiro);  Diones (volante); Zezinho e Magno (meias); Jones e João Neto (atacantes)
Reforços: Marcelo Lomba e Jair (goleiro) , Diego Jussani (zagueiro), Diones e Fahel (volantes), Jobson e João Neto (atacante)
Quem pode chegar: Marcos Assunção (Palmeiras) e Morais (Corinthians).
Quem pode sair:
Tiago (goleiro)
Retrospecto em 2011 (até 20/05/11):
Pontos fortes:
Olho nele: Destaque no Botafogo antes de suspensão, Jobson foi uma aposta pessoal do técnico Renê Simões. Se não sucumbir a problemas extra-campo, o atacante pode ser um diferencial para o tricolor baiano.
Autor de 18 gols nas duas últimas edições do campeonato baiano, João Neto, foi eleito melhor atacante do estadual de 2011. Ávine, Marcone e Titi também foram escolhidos para a seleção do estadual.
Retrospecto: O Bahia volta à elite do futebol nacional depois de sete anos. Foi o terceiro na Série B de 2010. No Campeonato Baiano, sucumbiu ao Vitória nas semifinais. Na Copa do Brasil, caiu nas oitavas-de-final diante do Atlético-PR ao sofrer uma goleada por 5 a 0 na Arena da Baixada.Sua grande alegria, até agora, foi o fracasso do rival Vitória na final do Campeonato Baiano.
Últimos dois confrontos com o Flamengo pelo Brasileiro:
Flamengo 2x1 Bahia, em 06/04/2003 (Fonte Nova) e Flamengo 6 x 0 Bahia, em 08/08/2003 (Maracanã).

Jogos com o Flamengo no Brasileiro 2011:  (2ª rodada) 29/05 – Bahia x Flamengo (Pituassu) e (21ª rodada) - 04/09 – Flamengo x Bahia

Vai lutar por:
Para não cair.

Análise do autor: O Bahia é uma incógnita. Com o fracasso no início da temporada, a equipe trouxe vários reforços – inclusive o goleiro Marcelo Lomba, que acumula a experiência de disputar um Campeonato Brasileiro com a camisa titular do Flamengo. Jobson, com a cabeça no lugar, pode ser um destaque. Encorpou o elenco com três destaques do campeão estadual, o Bahia de Feira de Santana, o goleiro Jair e o atacante João Neto, ambos eleitos para a seleção do certame, e o volante Diones. Renê Simões é um técnico motivador, capaz de bons trabalhos. No entanto, o nível da equipe está muito abaixo da média da maioria dos adversários das regiões Sul e Sudeste.  E mesmo o outro representante nordestino, o Ceará, vem mostrando mais consistência.  As longas e constantes viagens, 19 no total, são outro fator que atrapalha. Mais tempo entre hotéis, aviões, traslados e aeroportos significa menos tempo para treinamentos e repouso. Com todo esse contexto, o Bahia no máximo pode beliscar uma das últimas vagas da Sul-Americana.

Flamengo Net

Comentários