sexta-feira, 20 de maio de 2011

 Avaí
* Por Herminio Correa

Clube:
Avaí Futebol Clube
Estádio: Ressacada, com capacidade para 17.800 torcedores;
Técnico: Silas.
Time-base: Renan, Cássio, Bruno, Gustavo Bastos; Diogo Orlando, Marcinho Guerreiro, Estrada, Marquinhos e Julinho; Rafael Coelho e William.
Principais reservas: Revson, Felipe, Romano e Fábio Santos.
Quem pode chegar:---
Quem pode sair: ----
Retrospecto em 2011 (até 20/05/11): No 1º turno do campeonato estadual, o Avaí fez 09 jogos na fase classificatória, venceu três, empatou dois e perdeu quatro, terminando em oitavo lugar nessa fase. Marcou 11 gols e tomou 15. O aproveitamento geral ficou na casa dos 40,7%. No 2º turno, o Avaí entrou em campo 11 vezes (fase classificatória, semifinal e final), com seis vitórias, dois empates e três derrotas. Converteu 23 gols e sofreu 15. O aproveitamento foi de 60,6%. Acabou como vice-campeão no turno, ficando fora da disputa do título estadual. Já na Copa do Brasil 2011, o Avaí vem fazendo excelente campanha, com boas condições de chegar às finais da competição após o empate no primeiro jogo das semifinais contra o Vasco, por 1x1, no Rio de Janeiro; Após oito jogos, foram três vitórias, quatro empates e apenas uma derrota., tendo marcado 15 gols e sofrido 8.

Pontos fortes: Time com boa disciplina tática, forte na marcação e rápido nas saídas ao ataque, o Avaí tem jogadores experientes, como Marquinhos e Willian. Silas, com passagem recente pela Gávea, conhece as características de parte do elenco do Flamengo.

Pontos fracos:
Depende muito da produção de Marquinhos, cérebro do time, e tem um sistema defensivo bastante criticado. Como a maioria dos elencos, não tem reposição à altura dos titulares. E ainda conta com grande desconfiança do torcedor, por causa do desnível entre o péssimo desempenho no estadual e as boas partidas pela Copa do Brasil.

Olho nele: Julinho, ala esquerdo do Avaí, tem boa técnica e velocidade no apoio ao ataque. Renan, o jovem goleiro da equipe, já vem sendo observado para a Seleção Brasileira.

Jogos com o Flamengo no Brasileiro 2011:
(1ª rodada) 21/05 – Flamengo x Avaí, Cláudio Moacyr – Macaé; (20ª rodada) 31/08 – Avaí x Flamengo, Ressacada.

Últimos dois confrontos com o Flamengo pelo Brasileiro:
Flamengo 1x1 Avaí, 22/07/2010, Rio; Avaí 2x2 Flamengo, 10/10/2010, Florianópolis;
Vai lutar por: Copa Sul-Americana
Análise do autor:  O Avaí tem como desafio superar a má campanha de 2010, quando conseguiu apenas a 15ª colocação, bem próximo da zona de rebaixamento em alguns momentos da competição. Seu início de temporada foi bastante tumultuado. Com a volta de Silas, técnico que tem a confiança dos dirigente, o Avaí progrediu e eliminou clubes como Botafogo e São Paulo na Copa do Brasil. A falta de um elenco de qualidade e a iminente perda de seu camisa 10, o meia Marquinhos, que em breve pode arrumar as malas para jogar no Grêmio, bem como as atenções divididas nesse início de campeonato, em meio à semifinal da Copa do Brasil, pode ser um cenário perigoso para os planos dos catarinenses no Campeonato Brasileiro.  O discurso de Silas é modesto. Seu primeiro objetivo é garantir a permanência na Série A para depois buscar vôos mais altos.


Flamengo Net

Comentários