domingo, 22 de maio de 2011

ALERTA À NAÇÃO

Rubro-negro, este texto tem a pretensão de ser um aviso e uma convocação. Cada um de nós, em menor ou maior grau, tem alguma sugestão, queixa ou reivindicação a fazer aos poderes constituídos do Flamengo, seja um pouco mais de respeito ao torcedor, que se sacrifica para comprar seu ingresso e acessar o estádio em paz, com um mínimo de conforto e segurança, seja um pouco mais de esforço para preencher uma posição do time com um jogador à altura da camisa mais forte do futebol brasileiro. Há muitos pequenos exemplos como esse, que se multiplicam a cada momento em que um rubro-negro se dedica à sua paixão mais profunda. Cada um deles é, teoricamente, de fácil solução. Não demanda grandes esforços ou recursos para resolver. Ainda assim, nem essas simples aspirações são respondidas. E nós nos conformamos, respiramos fundo, renovamos nosso amor e continuamos flamengo, como sempre.
Só há um problema nesse conformismo: não gera as pequenas ações que os poderes do clube deveriam sentir-se obrigados a realizar, para atender seus torcedores e mesmo seus sócios. E isso desde sempre. O resultado é que, ao longo de muitos e muitos mandatos, os poderes do Flamengo foram se tornando preguiçosos, relapsos, improdutivos e incompetentes. Fiquemos apenas nestes adjetivos, para não corrermos o risco de respondermos por calúnia. Mesmo porque não podemos provar mais do que a preguiça e a incompetência, mesmo com tantos indícios de coisas piores.
Pior do que isso, os poderes se fossilizam, engessados por sua própria mediocridade e empáfia: eles podem tudo, não devem satisfação a ninguém, bastam-se a si próprios. O Flamengo é deles e não da Nação. Há exceções, como sempre há. Mas não mudam a história e suas preocupantes conseqüências. O Flamengo caminha na contra-mão do futuro. Quanto mais arrecada, mais se apequena, menos se estrutura. Quanto maior a competitividade e a necessidade de gestão, mais se atrofia e mais incompetente se mostra. Não há bom futuro à vista. É altamente preocupante.
A administração atual está surda e muda. Nada mais adequado, depois de uma avalanche de cobranças em relação ao Balanço, ao marketing e aos ataques a Zico, que uma boa vitória no início do Campeonato Brasileiro, para desviar a atenção da Nação e fazer que tudo fique como sempre esteve. Mas por que paramos de cobrar?
O alerta, que serve de título a esta chamada, é quanto ao conformismo. A Nação precisa acordar, assumir seu papel e fazer sua voz soar atemorizante e poderosa. Eles têm que nos respeitar, eles têm que nos atender, eles precisam nos temer. Não podemos nos apequenar, não mais. Não há tempo para essa hesitação, a evolução pode nos deixar irremediavelmente para trás. Lembrem-se do texto do teólogo protestante alemão Martin Niemöller:

“Um dia, vieram e levaram meu vizinho, que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho, que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei. No terceiro dia, vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram. Já não havia mais ninguém para reclamar.”

A convocação é para que façamos ouvir a nossa voz, nos jornais, nos portais, nos sites, nos Blogs, nas redes sociais, nas arquibancadas, em qualquer lugar em que cada um de nós ache que há um par de olhos ou de ouvidos rubro-negros interessados, não com a campanha no próximo Campeonato Brasileiro, mas com o destino e o futuro do Flamengo.
Não vamos deixá-los levar o nosso Flamengo, eles vão levá-lo para o abismo. Basta! Precisamos dizer NÃO!

Não aos balanços inexplicáveis!
Não aos contratos secretos !
Não à ausência de prestação de contas !
Não à falta de ações para a torcida !
Não ao marketing invisível !
Não à fritura dos nossos ídolos !
Não à politicagem !
Não à falta de estrutura !
Não à falta de profissionalização da gestão !
Não ao canibalismo do futebol !

Flamengo sempre, acima de tudo e de todos !

Flamengo Net

Comentários