segunda-feira, 25 de abril de 2011

COLUNA DE SEGUNDA FEIRA
HERMÍNIO CORREA

Aos trancos e barrancos

Olá pessoal,

Mais uma partida no sufoco. Tem sido assim, principalmente nessas últimas atuações, seja pela Taça Rio ou Copa do Brasil. Mais uma classificação obtida apenas na sofrida disputa por pênaltis. Mas esse é o atual Mengão que, mesmo sem o brilhantismo esperado, mesmo na base do aperto, segue despachando adversários e está a uma vitória do título estadual;

A atuação do Flamengo nesse clássico não deve ser vista apenas como mais uma partida em que suas já conhecidas dificuldades reapareceram. A meu ver, merece uma definição mais específica: Foi o clássico da superação.

Superação de quem carregou ao campo o peso da desconfiança, pelo péssimo resultado obtido contra o Horizonte na Copa do Brasil. Superação de quem perdeu a presença de Maldonado na marcação, de Ronaldinho na criação e de Léo Moura no apoio. Superação de quem saiu atrás no placar, contou com uma atuação espetacular de Felipe, impedindo um placar mais desfavorável principalmente em um primeiro tempo em que tivemos maiores dificuldades. Superação de Willians e Renato, que fizeram boa partida. Superação de quem no segundo tempo se organizou pelas modificações, foi atrás do resultado e saiu de campo contabilizando mais uma partida para sua série de invencibilidade nesta temporada.

Esse é o Flamengo. Que insiste em jogar menos do que pode, menos do que qualquer torcedor espera. Mas segue firme, a noventa minutos do título estadual.

Final da Taça Rio

É um novo clássico, bem diferente daquele disputado na Taça Guanabara. Além da importância da partida, dessa vez os momentos são bens diferentes, com o adversário estando melhor do que no início da temporada, com um futebol mais solto nesse segundo turno.

Em uma decisão, vários fatores podem ser decisivos, e um deles é o fator psicológico. Há anos o Vasco vem acumulando vices em disputas contra o Flamengo, o que pode gerar uma pressão extra para os lados de São Januário. Além disso, o adversário é que entra com a obrigação da vitória já que é essa sua única chance de impedir o título antecipado do Flamengo.

Já o Flamengo, precisará dar um tempo no estadual. Precisa focar primeiro em sua partida de quarta porque...

Copa do Brasil

... tem antes uma parada a resolver contra o Horizonte, pela Copa do Brasil. E lá no Ceará precisará da mesma dose de superação demonstrada no clássico de ontem, já que entra em campo na pressão, começa a partida desclassificado, caso persista o 0 a 0.

Novamente sem Ronaldinho e Léo Moura e com a obrigação de fazer gols.

Poucos poderiam apostar nisso, mas após superar o atual campeão Brasileiro, o Flamengo tem contra o Horizonte sua mais importante partida no ano até o momento.

É a grande prova de fogo do Flamengo na temporada. Jogo em que somente manter a invencibilidade, poderá ser pouco.

E convenhamos, respeitadas as rivalidades locais, a Copa do Brasil é o grande objetivo do clube nesse primeiro semestre. Se estamos a uma partida de mais um título estadual, um resultado positivo contra o Horizonte nos colocará a seis jogos da Libertadores 2012.

Comentário final

Ontem, no clássico Paranaense que decidiu o estadual, o zagueiro Manoel - do Atlético Paranaense - foi expulso de campo com sete minutos de jogo, após acertar o rosto do adversário em uma disputa de bola.

Isso, somado ao bom futebol do Coritiba, foram determinantes para o resultado de 0x3, dentro de casa.

E o que isso tem a ver com o Flamengo?

Manoel recebeu pelo menos duas sondagens do Flamengo, sendo uma no final de 2010, a segunda já no período de pré temporada. E desde então, o zagueiro não mais se acertou dentro de seu clube, ficou alguns jogos na reserva e parece ontem ter jogado por terra o clima necessário para sua permanência.

Em que pese as negociações com Juan, e se é que o interesse do Flamengo em Manoel persiste, a oportunidade é essa.

Grande abraço, até segunda e Saudações Rubro Negras, sempre!


twitter: @herminio_correa


Flamengo Net

Comentários