quarta-feira, 30 de março de 2011

Crítica da Crítica

*Por Julio Cesar, do Blog Tua Glória é Lutar


Há dois posts atrás, Triplex defendeu de forma virulenta o valor da vaia. Como grande rubro negro, e patrão do blog, devo, no mínimo, respeitar o que ele diz. Não significa que concordarei, mas o respeito nunca vai faltar.

Por isso, respeitosamente, discordo em vários pontos do que ele diz sobre a vaia. Disse lá no meu blog individual que críticas e vaias podem e devem ser feitas, contanto que, antes de abrir a boca ou emitir o assovio, o cara raciocine por pelo menos 10 segundos. Tudo bem, torcedor é paixão, não tá ali pra pensar, é direito dele a vaia etc.

Mas repito, não questiono a importância da crítica, mas sim o momento em que ela deve ser feita.

Foram as vaias DIRECIONADAS que fizeram o Flamengo reagir perante o Madureira? Não, o que determinou o empate, além dos valores individuais de D. Mauricio, Deivid (sim, ele) e T. Neves, foi o recuo excessivo do time suburbano. Não que nós não tivéssemos culhão pra resolver o jogo, longe disso. Temos time qualificado pra enfrentar qualquer um de igual pra igual. Mas, convenhamos, não fosse a "acomodada" do time de Conselheiro Galvão, provavelmente teríamos amargado uma goleada vexatória. O comportamento do time em campo apontava isso.

Logo, não fossem circunstâncias do jogo, a vaia quando Wellington pegava na bola, além de não ter resolvido nada, colaborariam decisivamente para que o time se perdesse mais e mais em campo.

Ao contrário, se no momento de perigo os presentes ao estádio cantassem e vibrassem como autênticos rubro negros, quem sabe o moral do time se elevasse, e não precisaríamos contar com a "peidada" do Madura?
Sinto falta daquela torcida do Flamengo de 2007, que num dos momentos mais difíceis da nossa história abraçou um time que era vice-lanterna do campeonato, até que ele alcançasse o terceiro lugar do Brasileirão.

Por outro lado, não me traz nenhuma boa recordação as "cobranças" de pretensos "representantes" da torcida do Flamengo na Gávea há um tempo atrás.

Só um exemplo de que crítica pode e deve ser feita, mas com critério e inteligência.

AVANTE FLAMENGO!

Flamengo Net

Comentários