quarta-feira, 30 de março de 2011

A crítica

Existe um conceito - subjetivo, no meu entender - que fala de uma tal crítica construtiva e/ou destrutiva.

Pois bem, serei curto, grosso e breve. Eu acho certo SIM vaiar o time, ainda mais quando está um lixo tático. Ainda mais quando temos um treinador que se perdeu no tempo e quer inventar para parecer mais genial do que o Ronaldinho e o Thiago Neves.

Acho errado taxar a vaia de burra. A vaia foi inteligente, pois o time estava (está) uma merda. "Ah, mas estamos invictos". Sério? O time tá mal armado, tá correndo errado, torto, sem noção. E a vaia burra foi o que fez o time sair do armário e - pelo menos - empatar o jogo contra o poderoso Madureira.

A vaia, nesse ponto, foi necessária. E sempre será. O grito das adrianetes eu não avalio. Adriano é de outro time, e eu não falo por eles. Falo pela torcida do Flamengo.

Concordo com o texto do Bernardo Costa, publicado no Urublog. Criticar não é torcer contra. E nesse ponto, questiono: vamos continuar com essas atuaçõezinhas bizarras pra ganhar de 1xo do Boavista? Isso é passível de aplausos? Se é, então eu é que não entendo nada de futebol.

Tem que vaiar, tem que reclamar. Pois o mundo de hoje é livre para constatar e contestar. E quem tiver bolas, que seja homem e vire o jogo. O Flamengo vaiado de domingo, perdendo por 3x1, entendeu o recado. Como bem diz o @urublog, se não sabe brincar, não desce pro playground.

O blog FlamengoNet, há não muito tempo atrás, tinha um sistema de comentários que era uma zona. Fomos criticados, teve gente reclamando, vaiando nosso trabalho. Falo por mim: eu ficava puto. E não sosseguei enquanto o torcedor voltou a vir aqui comentar, discutir, e manter a casa limpa. Foi uma vaia ao nosso trabalho, que encarei de forma construtiva, mesmo parecendo destrutiva. E acertamos - e ainda estamos acertando - a casa.

Se o jogador do Flamengo não tiver culhão para ouvir vaias, que vá embora. Nossa torcida é apaixonada, chora, ri e reclama. E, no meu entender, a reclamação é pertinente à qualidade do futebol apresentado.

Reitero: burrice é discordar e não reclamar. O torcedor tem essa ferramenta: a vaia. Pois, infelizmente, o nosso treinador é humilde somente a ponto de ouvir a sua própria voz. Que ele mude, que ele queira realmente evoluir, que eu paro de reclamar.

E nada mais digo.

Flamengo Net

Comentários