sexta-feira, 4 de março de 2011

COLUNA DE SEXTA-FEIRA - André Monnerat

Obras do CT começam no fim do mês. E a prestação de contas?

Tenho certeza de que as obras do CT começarão pra valer em algum momento, andarão e o clube terá finalmente uma estrutura mais próxima da que todos esperamos. Só ouvi até hoje boas referências sobre Alexandre Wrobel, vice de Patrimônio do clube, que está à frente do projeto do Ninho do Urubu. E desde o início acreditei que este acabaria sendo o maior legado deixado pela saída de Zico, pela chegada de Luxemburgo e todo o clima de "temos que dar a volta por cima" que se instalou na diretoria do Flamengo naquela época.

Mas hoje, além de ler sobre o adiamento do início das obras para o final do mês, devido a mais exigências da Prefeitura sobre o projeto, leio referência a R$520 mil da campanha Rubro-Negro Para Sempre já colocados no orçamento do projeto. Leio aqui e ali sobre números de vendas de tijolinhos, já ouvi falar sobre a percentagem da grana que realmente vai para o Flamengo mas, até agora, nada da total transparência anunciada no início da campanha. O clube não deixa claro pra todo mundo os números de vendas, a receita que já foi conseguida, de quanto realmente precisam, como é o projeto.

Tenho certeza de que a campanha pode ganhar força quando as obras efetivamente começarem, mas também ajudaria se entregassem a transparência prometida. A campanha dos tijolinhos, afinal, não deixa de ser uma ação de crowdfundingalgo que está entrando na moda e que acho realmente muito aplicável a clubes de futebol - que na verdade sempre tentaram ações do gênero, mas nunca acertaram muito no formato. Hoje, com o desenvolvimento social da Internet, as possibilidades são melhores do que jamais foram e tem um monte de sites por aí surgindo como plataforma para coisas deste tipo, com projetos de todos os portes. E em todos eles você vê lá quantas pessoas ajudaram, com quanto, qual o montante que se pretende arrecadar, qual a porcentagem dele que já foi alcançada. Não é difícil de fazer.

Mas acredito mesmo que a prestação de contas vai começar pra valer quando a pedra fundamental for lançada. Gostaria que tivesse sido antes ou que, ao menos, anunciassem com mais clareza quando ela vai ser feita, em respeito aos que acreditaram e investiram dinheiro na causa, apesar de tantas outras campanhas já feitas para a mesma coisa. Mas vamos aguardar.


- ANDRÉ MONNERAT escreve também no SobreFlamengo (www.sobreflamengo.com.br e twitter.com/sobreflamengo)

Flamengo Net

Comentários