segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ronaldinho fez o primeiro com o Manto, Negueba o primeiro como profissional
Foto: Alexandre Vidal - Fla Imagem

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA
Hermínio Correa

Copo meio cheio!

Olá pessoal, Saudações Rubro Negras!

No post de 31 de janeiro, após a vitória contra o Vasco, escrevi que era momento de se apagar o desempenho da equipe até então e preparar para uma nova fase de transição.

Naquele momento, julguei ser previsível que houvesse dificuldades enquanto Ronaldinho, Thiago Neves e Botinelli não alcançassem um ritmo de jogo ideal, ou enquanto o sistema de jogo não estivesse definido.

As dificuldades encontradas nos dois últimos jogos – Nova Iguaçu e Boavista – não surpreendem e tampouco são dignas de desespero. Passa a ser uma questão de acerto de uma equipe que ainda tem suas principais peças em busca do melhor condicionamento e ainda precisa resolver de que forma compor sua zaga e seu lado esquerdo.

Mesmo assim, o Flamengo vem superando suas dificuldades. Se a vitória contra o Nova Iguaçu não foi uma festa, com Ronaldinho fazendo seus gols e goleando o adversário, foi uma vitória suada, que instigou a equipe a correr em todo o tempo, que exigiu de Luxemburgo alterações em busca da vitória e que premiou a persistência desse time.

Ontem contra o Boavista não foi diferente. O Flamengo teve seus momentos de qualidade como também mostrou suas necessidades. Fez um bom primeiro tempo, parecia facilitar as coisas ao ampliar logo no início da etapa final, mas depois se complicou ao permitir o empate.

Tivesse o Flamengo empatado e estaríamos expurgando o inconsistente Wellinton (com razão), reclamando da zaga, da falta de organização da equipe ou até do condicionamento de alguns jogadores, mesmo que se saiba que esse time não é o mesmo que iniciou a pré temporada.

Uma reação natural, e que merece ser respeitada diga-se, de quem normalmente vê o copo meio vazio.

Mas vencemos. E ainda bem que vencemos. Não fosse isso e estaríamos injustamente se esquecendo de ressaltar o primeiro gol de Ronaldinho com o Manto Sagrado, ou ainda se esquecendo da decisiva atuação do até então criticado Deivid, que além de sofrer o pênalti que gerou o gol de R10, marcou o dele. Ou deixaríamos de falar do primeiro gol de Negueba nos profissionais, ele que é prata da casa, foi o líder do time campeão da Taça São Paulo de Juniores.

Pouco mais de dois meses atrás, ainda no Brasileirão, estávamos sendo goleados por Atlético Mineiro, ou sofrendo para ganhar do rebaixado Guarani, perdendo de virada em casa para o Cruzeiro. Éramos um time com evidente desorganização tática, com problemas no time titular e sem opções na reserva.

Ao contrário de outras equipes como Internacional, Fluminense, Botafogo, Santos, Cruzeiro, que puderam manter suas bases e ainda fizeram contratações, esse Flamengo mudou totalmente sua cara. Entrosamento é algo que ainda nos faltará por alguns jogos.

Em um ano em que teremos Taça Guanabara e Taça Rio, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sulamericana, se há um momento em que podemos errar e usar os jogos para preparar a equipe, é agora.

Cabem críticas a esse time? Obviamente que sim. Principalmente ao sistema defensivo, embora seja ainda o menos vazado na competição, e também a forma de composição do lado esquerdo, que parece não se acertar nem com Egídio, nem com Renato improvisado. E Luxemburgo sabe disso, tanto que tem feito substituições durante as partidas, quase sempre alterando esses setores.

Mesmo assim, estamos com 100% de aproveitamento, já classificados como primeiro no grupo A, e sabedores que temos muito a melhorar para conquistar o título, já que em breve teremos um clássico na semifinal da Taça Guanabara.

Para mim, mesmo com muito a melhorar, o copo está meio cheio.

Grande Abraço, até segunda e Saudações Rubro Negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários