segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Viagem no tubo do tempo

Mauricio Neves (@badsnows)

Enquanto se desenrolam as insuportáveis novelas do vai-e-vem do mercado da bola, divido com os amigos uma das minhas curtições nesses dias de especulações, pré-temporada e esse espectro da grande competição que já foi a Taça São Paulo de Juniores.

Para os colecionadores de vídeos de futebol, o Youtube é uma benção. Como ele, pudemos ir além dos vídeos de sempre, encontrados em dez entre dez listas dos vendedores de DVDs de futebol. Claro que esses mesmos vendedores acabam baixando as raridades youtubescas e incorporando aos seus acervos, mas tudo bem. Fico feliz por ter acesso a imagens que nunca pensei que fosse ver.

Apertem os cintos, vamos viajar.

Parada 1: Estocolmo, estádio Rasunda, 20 de maio de 1951. Sim, a histórica e mítica excursão do Flamengo à Europa em 1951 agora pode ser vista além das velhas fotos. Talvez a mais célebre das dez vitórias, o sacode de 6x1 para cima do AIK no Rasunda, está parcialmente registrada em um filminho que ainda flagra a chegada da delegação rubro-negra a Estocolmo e cenas pitorescas de um treinamento. O achado é do usuário budfox63, já espalhado por outras contas sem os devidos créditos. Citando Triplex, mais, não digo. A parada está aqui. Emocionem-se.

Parada 2: Linz, estádio desconhecido, 21 de abril de 1954. O Flamengo perdeu o jogo para o austríaco Linzer Ask, mas o usuário guentereausL também nos brindou com imagens de tirar o fôlego. É o time di bicampeonato desfilando sua categoria. Lá estão Garcia, Jordan, Evaristo e o grande Benitez deixando Zagallo de cara pro gol, que perdeu este e outro gol feito. Os dois times erraram pênaltis (não sei se a defesa é de Garcia ou Chamorro) e não aparece o gol austríaco. Mesmo assim, coisa fina.

Parada 3: Bahrein, Isa Town Stadium, 27 de janeiro de 1986. Um dos três jogos que Zico e Sócrates fizeram juntos pelo Flamengo. O único ao qual tínhamos acesso era o Fla 4x1 Flu da abertura da Taça Guanabara de 1986, o sacode com xinxim e acarajé. A vitória por 3x1 contra o West Raffa está preservada com excelente imagem por magroooom e, além dos gols, Zicão ainda acerta uma falta no travessão. Manja só.

Parada 4: Amsterdam, Estádio Olímpico, 7 de agosto de 1988. O estádio onde o Ajax recebeu Benfica, Sampdoria e Flamengo para o Torneio de Verão de Amsterdam indica que a atual Arena era mais do que necessária, mas a despeito das tímidas instalações, os rubro-negros surraram Ajax e Benfica, e perderam a taça no saldo de gols para a Samp. Na época as imagens não chegaram ao Brasil, mas José Carlos Araújo e Washington Rodrigues transmitiram pela Rádio Globo. O curioso é que Luvanor jogou o fino naquela excursão, e era uma grande esperança para o treinador Candinho. A vitória contra os benfiquistas está aqui, com um golaço de Luvanor a la Zico. Cortesia de LUSITANIATV.

Certamente há outras pérolas no Youtube, postadas por usuários gringos. Quem sabe um dia pintam os gols do Ramón de Carranza, ou do Torneio de Nápoles? Fica combinado, quem descobrir, espalha pra geral. Por enquanto, curtam esses quatro capítulos da história rubro-negra que só conhecíamos em palavras.


Flamengo Net

Comentários