segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA
Hermínio Correa

Agora é pra valer!

Olá pessoal, Saudações Rubro Negras!

Apesar de ser apenas um amistoso de pré temporada, a partida desse domingo entre Flamengo e América Mineiro atraiu a atração de toda a Nação Rubro Negra nesse final de semana. Fruto da empolgação e da expectativa criada pelo torcedor com a chegada dos reforços, mesmo ainda sem as estréias de Ronaldinho e Thiago Neves.

Apesar do grande calor na cidade de Londrina, o Flamengo iniciou a partida mostrando bastante vontade, com um esquema de jogo bem diferente do visto no amistoso contra o Londrina. Já planejando a forma de ajustar a equipe com Bottinelli, Thiago Neves e Ronaldinho, Vanderlei decidiu atuar no 4-2-3-1.

Principalmente no primeiro tempo, observou-se uma atuação pelas pontas, principalmente com as chegadas de Renato pela esquerda e Fierro pela direita. Na frente Deivid permanecia mais fixo enquanto Vander buscava abrir o jogo. O trio Fierro/Vander/Renato teve boa atuação, criando as principais jogadas da equipe.

Foi dessa maneira que logo aos dois minutos o Flamengo abriu o placar com uma jogada de velocidade pela direita, lançamento preciso de Fierro e conclusão perfeita de Vander. Foi o primeiro gol do meia com o Manto, coroando a boa impressão passada pelo jogador nessas partidas iniciais.

O sistema tático em principio parece aprovado, mas com ressalvas técnicas. Os amistosos deixaram expostas as instabilidades da dupla de zaga, a necessidade de apoio com mais qualidade pela esquerda e também uma melhor qualidade na saída de bola entre a defesa e os meias. Desses setores, fica mais urgente a chegada de um zagueiro titular, capaz de organizar a equipe e trazer maior tranqüilidade defensiva.

O América pouco incomodou o goleiro Felipe, mas chegou ao empate aos 18 minutos do primeiro tempo em jogada de bola parada: Após o escanteio, Renato sobrava na marcação e não subiu na disputa de bola; Willians que marcava a primeira trave não chegou à tempo e o zagueiro adversário cabeceou livre para marcar. Fato preocupante já que em toda a temporada 2010 o erro de marcação em bolas paradas foi recorrente.

No restante do primeiro tempo o Flamengo trocou passes, atacou, criou jogadas pelas pontas, mas não levou muito mais perigo exceto pela conclusão do zagueiro David, acertando o travessão após jogada de escanteio, já nos minutos finais.

O que se viu no segundo tempo foi ainda mais presença de ataque do Flamengo, dessa vez com mais apoios de Léo Moura e Egídio pelas laterais e algumas chegadas de Fernando. A partir dos 15 minutos, Luxemburgo iniciou sua série de modificações e o jogo perdeu um pouco da qualidade, passou a ser mais na base da vontade.

A partir daí as atenções recaíram sobre a estréia do meia argentino Bottinelli. Em sua primeira atuação mostrou boa movimentação, participação ofensiva concluindo de fora da área em pelo menos duas oportunidades e, claro, qualidade no lance que definiu a partida: Após falta recebida pelo jovem Romário, o argentino encaixou belíssima cobrança de falta, na gaveta, e deu números finais ao confronto.

Entendo que seja prematuro ainda tecer muitos comentários sobre a atuação da equipe nesses amistosos. É óbvio que há setores que demandam maior cuidado, sobretudo o defensivo. De qualquer forma é início de temporada e o time ainda precisará de tempo para se ajustar com a entrada dos reforços. Mas vale também as ressalvas positivas, como o tempo que a equipe teve para a pré temporada, alcançando um bom condicionamento físico para esse inicio de campeonato e já com um esquema de jogo definido, apresentando um padrão tático.

O time parece pronto para a estréia no estadual contra o Volta Redonda: A diferença é que agora é pra valer, são três pontos que estão em jogo. É isso que esperamos para a próxima quarta, no Engenhão.

***********

Não há muito o que comentar sobre a entrevista de Ronaldinho concedida ao Regis Rosing, apresentada ontem no Esporte Espetacular; Foi simplesmente "mais do mesmo", nenhuma grande surpresa.

Já as palavras da Presidente Patricia Amorim criaram alguma polêmica. Senti que foi uma resposta, uma espécie de desabafo irônico direcionado ao Corinthians.

André Sanches, em meio às negociações de Ronaldinho, aprontou de suas fanfarronices ao dizer que se o atleta quisesse receber R$ 1.8 milhões mensais era só procurá-lo em São Paulo. E ainda ressaltava que ele não faria nada, teriam que procurá-lo.

Quando o Regis pergunta à presidente "Você gostaria que o Ronaldo viesse?" a resposta foi direta: "Na época, sim." E depois de se dizer triste enquanto torcedora quando da ida dele ao Corinthians, solta: "Ronaldo, se você quiser ser feliz no Flamengo... O Ronaldinho vai ser feliz aqui!".

É isso aí mesmo Ronaldo: Felicidade de Rubro Negro está no Flamengo. E se quiser ser feliz, é só nos procurar.

Grande Abraço, até segunda e Saudações Rubro Negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários