sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

COLUNA DE SEXTA-FEIRA - André Monnerat

O Flamengo joga uma final domingo. Não é isso?


Não sei se vocês lembram, mas em sua chegada, Vanderlei Luxemburgo tinha o discurso de que a vaga para a Sul-Americana era o objetivo e sua conquista seria encarada como a de um título. Pois o Flamengo chega a esta última rodada com chances de chegar lá. Será que o jogo contra o Santos está sendo encarado, por isso, como uma decisão? Parece que não.

No treino de ontem, o técnico decidiu escalar como titulares Fierro e Fernando, que nem no banco vinham ficando. Barrou também Ronaldo Angelim e chegou a testar Paulo Victor no gol, em lugar de Marcelo Lomba. Alguém pode achar que, insatisfeito com o rendimento do time, Luxemburgo decidiu dar uma sacudida e tentar algo diferente nesta última e decisiva partida. Mas parece mais que ele está aproveitando este derradeiro jogo "que não vale nada" para dar chances a gente que não vinha jogando, para quem sabe mostrarem algum serviço que justifique a permanência no grupo para o ano que vem. Está todo mundo realmente pensando mais em renovação de contratos, transferências para outros clubes, planejamento da próxima rodada.

É até natural. Mas a função do treinador deveria ser a de honrar seu discurso inicial e tentar fazer com que seu time realmente jogue a sério para conquistar o objetivo que resta. É um objetivo que parece pequeno agora, ao fim de um ano mais que decepcionante, mas que pode sim fazer diferença na próxima temporada. Seria uma chance a mais de retornar à Libertadores em 2012 - que, aliás, será o último ano do atual mandato de Patrícia Amorim.

E a probabilidade do time conseguir a vaga na Sul-Americana, desde que não perca para o Santos, não é pequena. O Flamengo está empatado em pontos ganhos com o Avaí, que hoje seria o último classificado e jogará contra o Atlético-PR na Arena da Baixada. Os dois times que estão dois pontos abaixo, Vitória e Atlético-GO, se enfrentarão. A probabilidade da vaga vir com um simples empate não é desprezível.

Provavelmente eu mesmo nem assistirei ao jogo. Mas é dever profissional de todos os que estão ainda trabalhando no Flamengo buscar o resultado na Vila Belmiro. É o que resta.

- ANDRÉ MONNERAT também escreve no SobreFlamengo (sobreflamengo.com.br e twitter.com/sobreflamengo)

Flamengo Net

Comentários