quarta-feira, 8 de dezembro de 2010


Calúnia do Rúbio Negrão


Antes de mais nada, permitam-me explicar a pequena alteração no design da minha camisa ao lado. Como este blog é família, e a Batavo apelou pra baixaria, pra sacanagem e pra obscenidade, tarja preta na logomarca nela!

Mas voltando à vaca-fria, estou a poucos dias do glorioso momento em que, a exemplo do ano passado, estourarei a minha garrafa de sidra de R$ 6,49 completamente sozinho na minha decrépita quitinete.

Sendo assim, aproveito este humilde espaço semanal, que é uma das minhas raras interações com a sociedade que me cerca, para ponderar não muito sobre o ano que passou.

Comecei a escrever no blog no mês de junho passado, quando o ano já se mostrava padastro para o Flamengo. Tentei fazer dos meus escritos escrotos um alento para os torcedores alfabetizados, sem jamais me olvidar, porém, da inserção dos analfas, razão pela qual até hoje mantenho a tal imagem da camisa para que estes possam ficar vendo a figura enquanto aqueles leem.

Em resumo, a minha filosofia é tentar tirar aquela “betoneira dos ombros” do torcedor aflito mediante piadas, zoações, gozações, etc.

Eis senão quando percebo o meu vão esforço ao ler a notícia de que Fernando teria o seu contrato renovado por mais um ano. Ocorre que esse elemento já foi expulso até de treino, trocou catiripapos com o Correa, e, o principal, NÃO JOGA NADA!

Mas não parou por aí. Surgiu uma outra notícia, ou boato, ou pilhéria sobre o interesse do Flamengo no volante Fabiano do Atlético MG, provavelmente para disputar a vaga de regra-três do time B com o próprio Fernando. Confesso que essa notícia tem me tirado o sono. Sinto que só terei paz quando der no Twitter que o negócio está 99% certo.

A vinda de Fabiano para a Gávea configuraria a implantação da Família Luxemburgo no Flamengo, a exemplo da Família Scolari na seleção de 2002. Só que os membros da Família Scolari eram Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Ronaldo e Kaká, enquanto os da Família Luxemburgo não passam de meros cunhados, ex-cunhados, afilhados, etc.

Mas porque divago por tantas linhas aparentemente tortas? Porque eu fico aqui perdendo o meu tempo farto e abundante bolando gracetas, quando o próprio Flamengo fornece piadas prontas muito mais inteligentes do que as minhas! Enquanto fico aqui escrevendo esta Calúnia, o Capitão Léo faz uma calúnia muito maior e mais ousada com o Zico! (E por falar em capitães, esse cara é mesmo um rato. Profissionalmente falando.)

Deixa estar. Mesmo sabendo que não sou páreo para eles, vamos ao Toc Zen de hoje.

Duplex Toc Zen

1 - Retrocesso: Este ano, o futebol brasileiro concretizou uma tendência de retrocesso: fez feio na Copa do Mundo, e o campeonato nacional foi vencido por um clube de menor expressão, que alterna participações nas Séries A, B e C do certame. Sinal dos tempos no ex-país do futebol.

2 - Aviso aos navegantes: Uma barca zarpará muito em breve lá da Gávea. A gente pode até discordar sobre a tripulação da mesma, mas todos concordamos que nesta barca não pode faltar o Capitão.

3 - Aviso aos tricolores: Até onde eu sei, tricampeão com título ganho em 70 só o escrete canarinho. Mas eu entendo você, tricolor: “Cê-tenta”. Então continua tentando.

4 - Esse 70 é 71: O que é a natureza... Os mesmos caras que diziam que o Flamengo não era hexa, agora estão se dizendo tri. Mas até que a matemática deles tem lógica. Senão vejamos: é público e notório que os tricolores são bi. Daí, basta somar o título de 2010 que eles viram tri. Elementar.

5 - Oportunismo: Centroavantes oportunistas, que estão sempre no lugar certo, na hora certa, há muitos por aí. Mas oportunista mesmo, que está sempre no lugar certo, na hora certa, com um excelente salário, e ainda por cima pago em dia, só o Emerson mesmo.

6 - Nosso goleiro em 2014: Se o Renato Atômico jogou durante 3 anos nos Emirados Árabes, e mesmo assim conseguiu voltar a jogar futebol em alto nível, por que o Bruno não pode jogar 4 anos e meio no time da penitenciária e retornar em grande estilo para o Mengão?

7 - Um pouco de linguística: A pessoa mais indicada para organizar a nossa barca de fim de ano é o Super-Helinho, porque “babarca”, pra mim, é uma pessoa especializada em barcas!

8 - Conca x Felipe: Se o Felipe, que nunca joga, é “chinelinho”, o Conca, que jogou todas, seria o quê? “Chuteirinha”?

9 - Uma vez vice, sempre vice: “Só a título de informação, Gilmar Ferreira é torcedor do Vasco da Gama, vulgo Vice...” – Daniel Oliveira. Muito bem observado, Daniel. Por ser vascaíno, o único título que o Gilmar Ferreira jamais ostentará é justamente este “a título de informação”, que você tão generosamente lhe outorgou.

1970 - Sobrenatural de Almeida x Azar do Cuca: O Cuca é tão azarado, mas tão azarado, que o Cruzeiro só não foi campeão brasileiro porque calhou do Emerson, logo o Emerson!, que vive bichado e em tratamento médico ininterrupto, jogar a final, e fazer o gol do título... Desta vez, venceu o Sobrenatural.

11 - Renovação do Cielo: A explicação da fixação que a Pat tem pelo Cielo é uma simples relação custo-benefício. Além de ser um grande nadador, o Cielo ainda joga muito mais que o Val Baiano.

12 - O nosso campeão: O fim deste ano macabro não chega, mas felizmente se aproxima. Na invejável condição de vagabundo desempregado e socio-ocioso, além de dono de fracassos comprovadamente tão incessantes quanto retumbantes (chupem, meus detratores!), só posso agradecer aos meus fiéis leitores e incentivadores aqui do blog. É uma honra para mim “cornentar” ao lado de gente inteligente e de opinião, isso sem falar do ilustre co-comentarista Tiago Rubens, o único entre nós que conquistou o Mundial Interclubes de comentarismo esportivo. Basta olhar a estrela dourada ao lado do seu avatar.

E nada mais faço.

Flamengo Net

Comentários