domingo, 3 de outubro de 2010

Queremos Independência!

*Por Julio Cesar, do Tua Glória é Lutar

A saída de Zico representa a confirmação dos temores de 11 entre 10 flamenguistas. Temores pela clara incapacidade de o clube se adequar a um padrão mínimo de seriedade e de competência administrativa. É uma sina que vem nos acompanhando há muitos anos, e não surge ninguém capaz de dar um corretivo na forma bisonha e semi amadora com a qual o Flamengo vem sendo administrado. A sucessão de erros e dissabores proporcionados pelos pusilânimes calhordas que se revezam nos cargos diretivos é de revoltar, de indignar, mas isso não é o pior. O que mais angustia os rubro negros é a sensação de impotência perante essa conjuntura medonha. Temos uma Nação, mas uma Nação perdida, agora sem aquele que era considerado seu grande líder.

Zico, desde o início, sabia que fatalmente erraria em um ou outro aspecto na direção do futebol ao longo do seu exercício. E nós, pelo menos a maioria, estávamos com o espírito preparado para compreender e caminhar junto com o Rei, e nos eventuais tropeços dele, oferecer um braço para apoiá-lo, para que a caminhada não cessasse.
As forças ocultas do clube jamais se conformaram. Forças que há muito estão alojadas no Flamengo, e conhecem todos os atalhos necessários para se minar qualquer um que tente mudar o status quo de venalidade, de maracutaias e favorecimentos. Há um sistema perverso de gestão em funcionamento no clube que será virtualmente impossível de ser eliminado ou alterado de dentro pra fora. A máquina administrativa repelirá elementos "intrusos". O organismo, como numa espécie de estágio avançado de um vício, já incorporou as substâncias malignas como algo natural em seu funcionamento.

Faz-se necessária intervenção externa. Mas não em caráter de golpe, claro.

Parafraseando a Carta de Indepedência norte - americana, devemos entender que o regime atual, que vilipendia uma Nação há muitos anos, está ameaçando o direito inalienável à liberdade. O Flamengo não é um feudo. O Flamengo nos pertence, ele é de todos que o amam e o querem bem de verdade. Não é uma divagação poético - lírica meus amigos, são fatos. O Flamengo é nosso. Eu quero agir. Se mais alguém quiser, o site está aberto ao debate, ao lançamento de propostas e idéias, para que possamos nortear as ações a partir de agora. O momento é de luta.

Trecho da Carta de Independência dos Estados Unidos:
"sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva (...), cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, (...) organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar-lhe a segurança e a felicidade"

AVANTE FLAMENGO!

Flamengo Net

Comentários