quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Pesquisas de pouca serventia
Por Vinicius Paiva

O fato de o diário Lance e o portal Lancenet divulgarem os resultados da última pesquisa Lance-Ibope em doses homeopáticas faz com o que assunto se arraste de forma realmente entediante. Já faz duas semanas que os números são publicados a conta-gotas, e até ontem não haviam chegado ao fim. Como eu já afirmei em diversas ocasiões (especialmente no Twitter), esta foi mais uma daquelas pesquisas que mostram coisas estranhas, divulgam bizarrices, dizimam populações e... ao fim, apresentam o mesmo resultado de todas as pesquisas anteriores.

Pois vejam se não: a maior chiadeira contra a pesquisa teve origem na torcida do Vasco, cujo montante total de torcedores simplesmente CAIU em dois milhões. O Ibope até deu boas explicações para o fato (argumentando se tratar do torcedor “envergonhado”, que mediante a má fase do seu clube, afirma torcer para “nenhum”, ou para o seu “segundo time”), mas a verdade é que más fases vem e vão, em todos os clubes. Nunca se verificou tamanho genocídio entre a massa de adeptos de um clube de futebol, no curto intervalo de 6 anos.

E se engana quem pensa que nós, torcedores do Flamengo, não fomos vítima desse holocausto montenegrino. Em menor proporção, é claro, o Flamengo também constatou que valiosas massas rubro negras foram simplesmente varridas do mapa. Ou existe alguma outra definição para o percentual de 7,7% de flamenguistas em MG (contra 30% do Cruzeiro e 23% do Atlético), 2,6% em Pernambuco e, pasmem, menos de 1,5% no Paraná? Neste momento, cabe ressalva que há apenas 8 meses, o instituto Datafolha divulgou pesquisa afirmando haver, em Minas Gerais, 12% de rubro negros, além de 7% no Paraná e 8% em Pernambuco. É diferença pra mais de metro!

Como se não bastasse, a pesquisa Lance-Ibope ainda “fez questão” de interromper o reinado do Flamengo em regiões de ampla e sabida maioria rubro negra. Na Bahia, nos foram atribuídos apenas 17% dos torcedores (contra 21%, pelo Datafolha), ficando atrás do tricolor baiano. E no Ceará, apenas 16% da população se declarou hexacampeã, em empate técnico com o Fortaleza. Oito meses atrás, o Datafolha sentenciava que 22% da população cearense era flamenguista, sem ninguém à sua frente.

Cabe a observação de que a pesquisa Datafolha em janeiro foi bem mais ampla (11 mil entrevistados em 330 municípios, contra 7 mil/140 municípios da pesquisa do Ibope), o que explica toda esta diferença. Outra ressalva válida é que em abril o Datafolha divulgou mais uma pesquisa – aquela famigerada do “empate técnico” entre Flamengo e Corinthians – à qual eu não me refiro, até porque naquele caso a amostra caiu para apenas 3 mil entrevistados.

Mediante tamanho desaparecimento de torcedores em estados de grande população, era de se esperar uma enorme diminuição da torcida do Flamengo nacionalmente. E foi aí que a pesquisa pagou mais um de seus micos*. Quando olhamos os números nacionais, ou melhor ainda, os números regionais, tudo continuou na Santa Paz de Deus. Como se nada daquilo que descrevi anteriormente tivesse influência.

Na região Sudeste o Flamengo manteve seus 13%, em sintonia com o que o Datafolha já houvera divulgado anteriormente. Manteve também os 28% no Norte-Centro Oeste e os 7% no Sul, apesar do esquartejamento de seus representantes paranaenses. Por fim, oscilou para baixo em apenas 1 p.p no Nordeste (24% para 23%).

De tudo isto, podemos concluir que este excesso de pesquisas divulgadas num curto espaço de tempo possui pouca (às vezes nenhuma) serventia. Só fazem requentar um debate inócuo, baseado em passionalismos e abstrações, além de muitas vezes se utilizarem de amostras pouco fidedignas à realidade extremamente heterogênea da população brasileira.


* Outros micos da pesquisa Lance-Ibope foram: Flamengo apenas em terceiro entre os que ganham mais de 10 salários mínimos (vide coluna da semana passada); Flamengo maior nas capitais do que no interior; Flamengo menor do que Corinthians nas periferias (!!!) e Avaí- repito, AVAÍ - como quinta maior torcida do Rio de Janeiro (0,5%).


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Vem aí a campanha “Abrace o CT”, tendo como intuito angariar fundos por meio da venda tijolos personalizados (com o nome dos torcedores) a serem colocados num muro do Centro de Treinamento Ninho do Urubu. Agora que todos estão mais calmos devido à contratação dos atacantes Deivid e Diogo (aplacando alguns VERGONHOSOS torcedores que já até xingavam Zico, sob a alegação de “passividade”), não há nenhuma razão que justifique a não-adesão maciça por parte da torcida. Trata-se de uma campanha em prol de estrutura, velho sonho rubro negro. Capitaneada por ninguém menos que o Deus da Gávea.

É importante que se deixe claro que, quanto mais tempo durar este processo de construção do CT, mais o Flamengo viverá tempos de privação, portanto cabe a nós acelerarmos ao máximo aquilo que já está 20 anos atrasado. Olhem pro Internacional de ontem e enxerguem o Flamengo de amanhã.

E de maneira nenhuma aceitemos que se repita o mico de campanhas anteriores, quando se tentou arrecadar fundos com o mesmo intuito, sem que se ultrapassasse sequer a casa das dezenas de milhares de reais.

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Por falar em Deivid e Diogo, o caso envolvendo a contratação dos dois jogadores tornou pública uma nova e lamentável realidade, que rende até tese de mestrado: “A Era do mau jornalismo: como as redes virtuais e o Twitter destroçaram a boa informação”.

Quem acompanhou a paranóica troca de informações falsas (vindas de sites gregos FAIL) ao longo da noite de ontem sabe bem o nível a que a epilepsia jornalística chegou – mal do qual padecem até mesmo os grandes conglomerados de mídia. Globoesporte.com, hoje em dia, cai como um patinho em qualquer especulação lançada por adolescentes na rede.

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E como um dos maiores expoentes de “patinho-que-cai-em-todas-e-não-tem-mais-nenhuma-credibilidade”, nosso caríssimo Renato Mauricio Prado parece ter assumido, de fato, a postura de oposicionista, não só ao Flamengo, mas a Zico. Tudo o que vem do clube não presta, é mal feito, feio e bobo. Ah, mas se fosse algum outro clube a contratar Diogo e Deivid...


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