segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Da Administração do Blog: Lemos aqui, nos últimos dias, críticas ao Buteco do Flamengo, do nosso amigo Rocco, e também ao Urublog. É política do blog manter não somente uma política de boa vizinhança como, também, amizade com os administradores e suas equipes. Podemos divergir em vários pontos, mas somos rubro-negros de coração. É nosso pedido que, a partir de hoje, não se façam mais críticas abertas. Se não gosta de outros blogs, tudo bem. Mas respeitem o trabalho alheio, para que o nosso seja respeitado.

Mais Uma Boiolagem Que Chegou de Nova York

*Do amigo e irmão Arthur "Urublog" Muhlemberg.

Todo mundo sabe que graças à um punhado de nova-iorquinos com diploma superior cheios de complexo de culpa e com muito tempo livre existe hoje no mundo uma ditadura do pensamento politicamente correto que engessou nossa linguagem, estimulou a nossa falsidade e ocultou as nossas opiniões. No submundinho do futebol em que vivemos rola quase a mesma coisa, é fácil perceber que existe uma acanalhada posição futebolisticamente correta.

A exemplo de seu cínico primo nova-iorquino, o pensamento politicamente correto, o pensamento futebolisticamente correto tem a profundidade, a consistência e a transcendência análoga a de uma poça d’água formada pelo pinga-pinga de um aparelho de ar condicionado se evaporando sob o sol no pátio de um estacionamento.

O pensamento futebolisticamente correto se resume em duas ou três frases com a palavra profissionalismo no meio e suas inúmeras variações. Que são repetidas ad nausean por todos os participantes do submundinho, jogadores, treinadores, cartolas, jornalistas, torcedores, empresários e vigaristas. A mais famosa frase do pensamento futebolisticamente correto, e a mais repetida, é a A Partir de Agora Vamos Implantar o Profissionalismo no Departamento de Futebol do clube tal. Todo mundo fala isso, até o Zico já falou algo parecido.

É o futebolisticamente correto que faz com que baste a um mané qualquer falar a palavra mágica pra todo mundo dizer ham-ham, isso mesmo, apoiado. Profissionalismo, muito bom, é isso aí. Vamos fazer um CT, construir um estádio, cadastrar a torcida e vamos ser ricos como o Manchester United. Todo mundo acha legal ser rico, né?

Todo mundo acha legal que a estruturação, a equalização das dívidas e construção de CTs e estádios modernos seja prioridade nos clubes. Desde que não seja no seu próprio clube. Porque ninguém tá a fim de ficar 2 ou 3 anos chupando o dedo e vendo o clube se ferrar todo enquanto se investe na estrutura. Vão estruturar um cacete, meu clube não. Neguim que torce mesmo pelo clube, por mais racional, consciente e administrador que seja, quer o aqui e agora. A tacinha Guanabara, o carioquinha, o campeonatinho brasileiro e a libertadorezinha desse ano, e não dos próximos, é que importam. O resto que se dane.

Pode perguntar a qualquer rubro-negro se ele prefere que o Flamengo gaste a sua bufunfa num CT pra se tornar uma fábrica de craques ou se deve trazer uma meia dúzia de molambos em fim de carreira pra tentar ao menos abiscoitar uma vaga na Liberta do ano que vem. 99% vão querer jogador, mesmo que não seja muito bom, basta que esteja sendo pretendido por algum outro clube. Os caras da nossa torcida (de todas elas, na verdade) só enxergam a curto prazo, a visão deles não tem menor nitidez quando pensam duas rodadas adiante.

É pra enxergar longe que o Flamengo tem o Zico. E o Zico, apesar de toda a sua gentileza e de seu sincero discurso futebolisticamente correto, não vai ouvir porcaria nenhuma de torcida. Ainda bem, porque se der ouvido às nossas jumentices imediatistas, se prestar atenção na quantidade de besteira que falamos quando o assunto é Flamengo aì que o Mengão vai pra segunda divisão mesmo.

Por favor, Galo, diga qualquer coisa nas entrevistas. Bajule a quem você quiser bajular. Mas não faça nada, não tome qualquer decisão indo nas idéias da enlouquecida massa rubro-negra. Você sabe melhor que ninguém que a irracionalidade toma conta de nós depois que vestimos o Manto. A torcida do Flamengo não sabe administrar, planejar, demitir ou contratar. A torcida do Flamengo sabe torcer, e nisso é a melhor do mundo, e só. Faça as coisas do seu jeito, dê satisfações apenas à sua consciência.

Mas não esqueça que a torcida quer ver gol.

PS: O Urublog tá concorrendo ao Bi do Prêmio Top Blog, galera. Ali no canto direito tem o link pra você dar essa força e votar na gente. Pros preguiçosos eu coloco o link aqui também. Agradeço desde já a moral.

Urublog no Twitter: http://twitter.com/Urublog

Liga Urublog no Cartola FC: http://cartolafc.globo.com/liga/urublog



Comunidade do Urublog no Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=39866197

Mengão Sempre

Flamengo Net

Comentários