quinta-feira, 27 de maio de 2010

O tempo de esperar já passou. A hora de agir também!

Em todos os meus 30 anos como flamenguista não me recordo de uma transferência de mandato tão tranquila e cordial como a que Patrícia Amorim teve. O clube era hexacampeão, o então presidente chamou a eleita para conversar um mês antes da data de sua posse e fez de tudo para antecipar sua gestão e a imprensa fez uma extensa cobertura positiva elogiando o fato de termos a primeira presidente mulher (na verdade, a primeira foi no Corinthians, mas seria apenas uma "laranja" de seu marido). Independente da falta de quadros no clube, ela chegou no nosso melhor momento em 17 anos. Aliás, me arrisco a afirmar que nem em 92 o clima era tão bom.

E apesar de todo esse cenário positivo, Patrícia conseguiu transformar um ano que tinha tudo para ser tranquilo e de consolidação da nossa longa retomada após 17 anos em um ano de crises. Entre dois fla-flus ela viu a crise surgindo e se omitiu (a hashtag dessa gestão) de resolvê-la. Pelo contrário, deixou o fogo aumentar e suas únicas ações foram tão benéficas quanto fechar o registro do hidrante em frente a um incêndio.

Há aqueles que pedem calma, paciência e argumentam que o Flamengo não vai virar um clube estruturado de um dia para o outro. Concordo. Porém, o clube avançou - e muito - desde o período em que destruímos um time campeão brasileiro(era Velloso), montávamos um time a cada semestre (era Kléber Leite) e acreditamos em soluções fáceis que quase nos destruíram (era Edmundo CPI) . Não é razoável que o clube retroceda no quesito formação de elenco para só então evoluir em todos os pontos. Me parece bem óbvio que o mais fácil é manter uma base campeã enquanto se corrige outras falhas. Você não começa do zero, mantém o que está certo e melhora o que está ruim.

O tempo de esperar passou, presidente. Você teve cinco meses de mandato e outras semanas de bônus da gestão passada. Tempo suficiente para pôr em prática seu plano para o futebol, se é que ele existe. Manter o vice de futebol anterior foi decisão sua e não serve como desculpa para lhe eximir do ineditismo em perder um clássico em que estávamos invictos há dois anos e um título que dominávamos há três.

O tempo de agir também já passou. Nossa dupla de ataque, o ponto forte de 2010, vai embora sem que você, presidente, tenha mostrado um mínimo de profissionalismo e contratado substitutos com um mínimo de competência ao invés de apostar em um menino que precisa ser preparado para crescer e não punido por sua omissão. Em cinco meses você viu o time do hexa se fragmentar e não fez absolutamente nada para manter o nível exceto afirmar que trabalhava em silêncio. O silêncio, presidente, não é o escudo dos competentes, mas o discurso de quem não tem o que falar.

Como se o acaso fosse seu admirador pessoal(ou, quem sabe, um líder de certas organizadas), ele deixou um buraco na temporada para que o técnico (um de verdade, não o dos juniores que foi mais fácil de colocar lá) prepare um time que receba os reforços após o início da competição em que não apenas disputamos, DEFENDEMOS um título brasileiro. Sua omissão, presidente, nos custou muito caro e nos atrasou demais. Demais! Ainda assim, o destino lhe deu uma segunda chance de compensar seus erros - compensar, não apagar. Sua incompetência neste período já é histórica - e tentar encerrar os seus 2 anos e meio no cargo de forma que faça jus às tradições do clube e ao seu papel emblemático como a primeira líder da Nação. Faça jus a isso, Patrícia. Ou você e seus aliados serão lembrados por isso pelo resto da vida.

E lembre-se: você não se reelegerá como vereadora apenas com os votos da turma da bocha.

Flamengo Net

Comentários