terça-feira, 11 de maio de 2010

Nau à deriva
Por Vinicius Paiva


Confesso que ando preocupado. Infelizmente, não me refiro à partida de hoje à noite. Estou preocupado com a omissão da atual diretoria, e não é de hoje que muitos de nós insistimos nisto. Desde que a mídia intensificou a veiculação de que muitos contratos estão por vencer e não há negociação alguma em prol da renovação com estes atletas, o sinal vermelho acendeu no meio da torcida do Flamengo. No entanto, os sintomas de que a falta de iniciativa seria a principal característica desta gestão extrapola os limites de uma vice-presidência de futebol à deriva.

Tomemos como exemplo a atual diretoria de marketing do Flamengo. Mal passava do dia 22 de janeiro de 2010 e eu, neste espaço, já fazia críticas por conta da impressão de que o Flamengo parecia não possuir mais este departamento. Quase quatro meses se passaram, e eu não altero nem uma vírgula daquilo que opinei. A principal crítica que fiz, à época, foi o não-aproveitamento da euforia do hexa para catapultar novos sócios ao projeto Cidadão Rubro Negro.

Alguém por aí ao menos se lembra do que se trata o Cidadão Rubro Negro...?

Um projeto ambicioso e amplamente divulgado apenas em seu principio (ainda sob a gestão anterior), mas que atualmente se encontra esvaziado por não atender em nada aos dois principais anseios da torcida: facilidades (descontos) na compra de ingressos e direito a voto.

Aí vieram as oitavas-de-final da Libertadores e o Flamengo foi literalmente humilhado em público ao fazer seu pobre torcedor se acotovelar em meio a filas quilométricas (na luta por ingressos nos pouquíssimos guichês disponíveis), enquanto o Corinthians vendia 80% dos mesmos para seus sócios-torcedores, pela internet, no mais absoluto conforto do lar. Estas cenas grotescas de uma torcida que é tratada como gado se repetiram até ontem, e repetir-se-ão por muito tempo enquanto nosso projeto de sócio-torcedor continuar como está.

Mas o pior de tudo foi ler a notinha divulgada semana passada por Lauro Jardim, da revista Veja, a respeito do tema. Segundo ele, o Flamengo pretenderia lançar um programa para atrair mais sócios, sem imitar os projetos de outros clubes cujo maior benefício constitui a compra de ingressos. A meta seria a criação de um sistema de pontos onde o torcedor teria descontos na compra de vários produtos, em vendas feitas por meio de um grande portal a ser lançado no segundo semestre.

Ora, mas não seria isto exatamente o que já existe????

Além desta odiosa redundância travestida de novidade, a nota serve ainda para revelar o quadro atual de 7 mil sócios no Flamengo. Como na última eleição havia 5.363 sócios aptos para votarem, será que este número de 7 mil engloba o retumbante fracasso do projeto Cidadão Rubro Negro...?

******************

Para não me alongar neste assunto tão pouco propício a um dia de jogo importante, cabe apenas lembrar o prejuízo que o Flamengo pode incorrer ao permitir a perda de alguns de seus mais importantes patrimônios: os jogadores. Maldonado e Pet afirmam ser "difícil a renovação". Fierro (convocado para o Chile na Copa) - jogador em quem o Flamengo investiu um bom dinheiro - termina seu contrato exatamente após o Mundial. David, Toró, Love e Adriano, todos a um passo do fim de seu vínculo com o clube. E os jogadores que negociavam com o Flamengo assinam ou negociam com outros clubes (vide Ze Roberto e Emerson Sheik), pela mera falta de profissionais aptos a responderem pelo clube. É INACREDITÁVEL.


******************

O Fox Sports pediu, e a Conmebol alterou o horário da partida entre Internacional x Estudiantes, na quinta, pela Libertadores. Alguém por aí realmente acredita que se a Globo tivesse comprado a briga, o Flamengo estaria jogando sem TV aberta hoje (pelo jogo se dar às 19:30hs) e semana que vem (pois o jogo ocorrerá na quinta)? Alguém é inocente a ponto de acreditar que se o Corinthians tivesse passado em nosso lugar, ele estaria fora da TV???

Como bem disse Edu Cesar, editor do site Papo de Bola, parece até castigo como punição ao time que "tirou o Corinthians e alijou a Globo de suas audiências recorde na Grande SP". Ideia em tom de brincadeira e que beira a teoria de conspiração, algo que não sou nada afeito. Mas é estranho demais.

E que São Paulo x Cruzeiro fiquem com a audiência nacional em seu confronto, proporcionando a seus felizes investidores uma significativa exposição de mídia. Isso faz uma diferença e tanto no final do ano, quando clubes e patrocinadores negociam contratos com dados de exposição de mídia em mãos...

E-mails para a coluna: viniciusflanet@gmail.com

Twitter: www.twitter.com.br/viniciusflanet

Flamengo Net

Comentários