quarta-feira, 21 de abril de 2010

A voz da torcida

Uma análise do Flamengo nos primeiros 4 meses de 2010

*Por Igor Otávio, frequentador do FlamengoNet

O time do Flamengo não está essa mulambada toda que andam dizendo por aí.

O time não está tendo atuações convincentes? Não. Realmente não. Mas os oponentes estão tendo atuações bem menos convincentes e estão vencendo os embates. Tirando o jogo contra o Vasco, onde jogamos mal e ainda assim vencemos, analisando a situação sem o meu lado emocional, posso ver que o time tem jogado relativamente bem (em relação ao futebol apresentado pelo adversário) e com um pouco mais de sorte (e em alguns casos competência) poderia ter tranquilamente saído com a vitória em alguns jogos que perdeu esse ano (e que foram cruciais).

Na minha visão, de quem está de fora, o problema maior é a preparação. O time não treina. O treinador não tem pulso. Quem manda no time são os jogadores. Eles que decidem que horas é o treino e se vai haver treino. Eles escalam a equipe, decidem quem deve ser titular ou não (vide caso Pet). Os jogadores mandam em tudo.. Andrade, é mero fantoche.

Analisando friamente, é difícil não vuvuzelar o Andrade. O cara tem escalado mal. Petkovic com uma perna, com febre e pneumonia é melhor que qualquer meio de campo da equipe do Flamengo. Mas no entanto ele insiste em deixá-lo no banco, ou sacá-lo da equipe a primeira possibilidade de substituição.. mesmo que este esteja jogando bem... não importa o que tenha feito em campo durante a partida (vide a última partida contra o time lá do Chile, onde o único chute com perigo a meta adversária, e a melhor assistência de todo o jogo foram concebidos pelo sérvio) quem sai é sempre o gringo. Isso já tá parecendo um caso pessoal. O Bruno que é bom goleiro, mas no entanto é menos do que ele mesmo pensa que é (muuuuito menos), agride o Pet no intervalo, (o ato de agressão por si só já renderia uma justa causa, em qualquer local de trabalho sério) e no entanto quem é punido, digo, substituído é o Pet (que vinha jogando bem).. e o Bruno (que já havia tomado dois gols, um deles, daqueles beeeemmm esquisitos, que agente que está assistindo em casa fica se perguntando: “mas não dava pra ter ido nessa bola pra tentar pegá-la não?” ).. e o Bruno.. bem e o Bruno fica em campo.. e com sua moral inabalada. (sinceramente, aqui, não sei o que pensar.. não sei mesmo...)

Ainda sobre o Andrade... sacar um jogador que iniciou a partida como titular aos 20 ou 25 minutos do primeiro tempo, sem que esse esteja contundido, é o que? Sinal de que o treinador é esperto e corajoso e vislumbrou a possibilidade de mudar o jogo? É? Pra você é isso? Só se for pra você. Na minha visão isso é assinar atestado de incompetência. É a prova cabal de que escalou mal. Entrou com o time errado em campo.

Aí chegamos a seguinte conclusão: se nem o treinador vai preparado para o jogo (pois se ele não sabe quais jogadores devem alinhar para disputar a partida) é lógico, óbvio e natural que os jogadores também entrem em campo devidamente despreparados.

E o despreparo dos jogadores rubro-negros vai desde a forma física até a condição psicológica. Quanto a forma física não precisa nem falar nada. É mais que evidente.. ainda mais pelo excesso de jogos em função da não priorização de competições e a malfadada falta de treinamentos (porém há que se ter em mente que uma coisa é decorrente da outra). E quanto a questão psicológica: matérias nos jornais, brigas nos vestiários, guerra de egos, privilégios de uns e outros e escalações questionáveis. É.. escalações questionáveis... o cara vai entrar em campo... então olha pro time e percebe que na equipe tem 3 ou 4 volantes. O que tu acha que se passa na cabeça do cara uma hora dessas? No mínimo ele se pergunta: “ué? Vou jogar contra o Real Madrid ou é contra o Botafogo?” De verdade, esse tipo de coisa deixa qualquer um doido.

Mas agora, percebam vocês, que de todas as mazelas tratadas até aqui, uma que não foi citada se destaca: Salários atrasados. Vejam vocês... sem salários atrasados. A desculpa mais comum de anos passados, agora não são mais aplicáveis... e aí? O que fazer? O que pensar?

Mas como falei logo no começo desse texto, não há motivos pra pânico, nem pra celeumas, ou para o famoso bordão “crise na Gávea”. A Libertadores, o maior objetivo do ano, ainda está ao nosso alcance. Carioquetas agente já tem de sobra. É claro que é triste perder um jogo... é triste perder um título (por mais que seja um simples carioquinha), ainda mais pro Botafogo, um time que não ganha naaaada e nem de ninguém faz tempo, mas enfim.. que seja! Ainda mais porque isso é o máximo que o Botafogo poderia conquistar esse ano mesmo, então era esperado que eles jogassem como se essa fosse a última chance da vida deles (e foi isso que eles fizeram). Parabéns ao time da torcida pequenininha! (e que mais morre do que nasce torcedor) Mas vamos voltar nossa realidade. E a nossa realidade é a libertadores e logo mais a defesa do cinturão, digo, do título de campeão brasileiro em 2010. (enquanto que o time da “tristeza solitária” vai lutar pra não ser rebaixado).

E por que não há motivo pra pânico? Porque basta analisar o nosso elenco. O que agente precisa é só de um pouco mais de organização e foco... e isso, bem.. isso a diretoria vai ter que resolver. Por hora, o que temos vai ser suficiente pra passar de fase na Libertadores.. e com as devidas correções e ajustes que se fazem urgentes, as coisas voltarão aos trilhos.

Temos goleiro. Bruno, é um descontrolado e tal, intempestivo, meio psicopata... mas o fato é, que dentro de campo, com a bola rolando, o cara é um dos tops. Definitivamente não é nivel top dos que atuam na Europa, pois tem falhas bobas, porém com treinamento específico podem ser perfeitamente corrigidas. Mas pra nível Brasileiro e das américas, é top.. na pior das hipóteses top 10 (eu diria top 5).

A nossa zaga é aquele “pão com ovo”, aquela coisa meio indefinida.. mas tá aí, e bem ou mal, mesmo com uma falha bizonha ou outra, os nossos zagueiros não são tão piores (e eu nem diria que eles são piores) que os zagueiros de outras equipes por aí. Só o Alvaro que é um cara bem mediano, mas beeeem mediano mesmo, porém se acha top (e é nessas horas que complica um bocado... pois às vezes ele quer fazer, tenta, coisas que não tem capacidades pra fazer e acaba entregando a rapadura). E além do mais, o que define zaga boa ou ruim, nem são os zagueiros em si, e sim o sistema defensivo, suporte, o apoio, a cobertura da defesa, o sistema de proteção. E isso não vem sendo bem executado. Isso precisa ser corrigido. E tenho a impressão que não é enchendo o time de volantes que vamos conseguir isso.. até porque isso já foi tentado a exaustão e até agora, os resultados tem sido muito insatisfatórios.

O nosso meio de campo.. bem.. nosso meio de campo tá uma merda-rala mesmo. Ainda mais sem a única cabeça pensante.. enfim... tá difícil.. Toró, é aquilo de sempre (vou nem comentar sobre, pra não alimentar mais polêmica), Willians tem andado muito mal das pernas, Maldonado ainda não voltou ao futebol de antes da contusão no joelho, tem se posicionado mal, feito faltas bobas e acho que nem a condição física está 100% recuperada. Kleberson tem sido sonolento além da conta... o que é muitíssimo estranhos para um cara que está há um peido de disputar mais uma copa do mundo. Ele devia estar comendo a bola.. ou pelo menos, se matando em campo... mas o que vemos não é nada disso. Nem correndo, nem jogando bem.. até banco ele já ganhou (pelo menos isso). Michael ao contrário do que muitos têm dito, eu acho que tem jogado razoavelmente bem. É um dos poucos que pensam e tentam algo novo. Por isso acaba errando mais que a média.. mas tem tentado. Vinícius Pacheco, coitado... bem... deixa pra lá.

Já o nosso ataque.. bem.. Vagner Love está irrepreensível. Perde gols a rodo? Perde.. mas sua dedicação e entrega nos jogos não permitem cornetas. Se o resto do time tivesse metade da raça e entrega do Love em campo, certamente não teríamos oponentes a nossa frente (em nenhuma competição). Bruno Mezenga? Pffff... Já o Adriano.. bem... Adriano tá mais preocupado com as fotos da Playboy e com as bolas nas costas, digo, as dores nas costas que com qualquer outra coisa.. e a verdade é que ele não tá errado não.. errados estamos nós, nação rubro-negra, que demos a ele o status de ídolo, intocável.

Mas o fato, no final das contas, é esse: um time que tem Bruno, Leo Moura, Juan, Maldonado (seleção chilena), Kleberson (seleção do anão!), Willians (o maior ladrão de bolas dos últimos tempos do futebol nacional.. dizem as más línguas: o maior devolvedor de bolas pro adversário também), Petkovic (um craque!), Vagner Love (artilheiro!) e Adriano (Imperador) tá com medo de que? É só botar a bola no chão e jogar.. é só jogar bola, balançar as redes, que todos os problemas se acabam.

Jogadores e com talento pra isso nós temos. O que falta é só.. é só... sei lá, um choque, uma acordada, uma sacudida, uma chacoalhada... e chacoalhada já veio e foi na derrota pro Botafogo e na perda do título, finalmente trazendo o time pra realidade. Por isso eu digo que a conquista da Libertadores tá mais viva e mais acessível do que nunca! Azar de quem cruzar nosso caminho daqui pra frente! Acordaram um gigante adormecido! Pra cima deles Mengão!

Eu acredito!

Igor Otávio – Nova Iguaçu/RJ
www.seqvme.zip.net

Flamengo Net

Comentários