quinta-feira, 1 de abril de 2010

O que Cielo faz pela marca Flamengo?

Na semana passada comentei a necessidade que o clube tem de trazer ídolos com fama internacional para manter a sua marca forte. Afinal, não temos um estádio que sedie jogos internacionais e ainda não podemos dizer que disputamos (o que é diferente de "participar") competições internacionais todo ano. Então o que representa para um clube, cujo carro-chefe é o futebol, termos um atleta como Cesar Cielo?

Em primeiro lugar, imagine se nos anos 90 Kléber Leite trouxesse Alexander Popov para o Flamengo? Seríamos destaque internacional e nos jogos olímpicos sempre lembrariam do "russo que nada pelo Flamengo". Não apenas na imprensa nacional, mas também lá fora. É algo próximo disso.

Cielo é o melhor nadador em sua categoria. Sua contratação indica um caminho para a marca Flamengo: será difícil termos sempre o time mais forte no futebol, mas é plenamente possível mantermos sempre a competitividade. Além disso, o Flamengo vai caminhando para ser forte e absoluto em outros esportes. Quantas instituições podem ser pautas de várias matérias em programas esportivos? Quantos clubes de futebol podem ser citados várias vezes em Copas do Mundo e nos Jogos Olímpicos? O Flamengo caminha para ser o único em 2016.

Muitos se incomodam com um nome forte para o esporte olímpico e nenhum para o futebol. Mas é bom lembrar que na teoria são contratações que não têm nenhuma relação entre si. A melhor coisa que o Flamengo pode fazer é tornar o futebol e demais esportes independentes entre si.

E além de tudo isso tem o aspecto do atleta. Cielo superou dificuldades que a maioria dos jogadores de futebol já esqueceu. Seu esporte exige que ele esteja sempre no auge para ir bem e nunca foi alvo de nenhum escândalo. Trazer um nadador campeão olímpico e com uma imagem exemplar só agrega valor para o clube.

O caminho é o correto. Vamos torcer para continuarem seguindo em frente e fazendo o clube crescer.

Flamengo Net

Comentários