quinta-feira, 15 de abril de 2010

Missão dada é missão cumprida?

O Flamengo possui pelo menos três meias em bom nível: Ramon, Pet e Michael. Infelizmente, apenas um jogou e nunca foi poupado. Temos várias opções para a dupla de ataque além do Império do Amor: Fierro, Pacheco, Dênis Marques, Mezenga e até a possibilidade de improvisar Carlyle. Mas Adriano e Love se expuseram ao risco de uma contusão séria para jogar contra o Bangu e outros times irrelevantes.

Nenhum... NENHUM time da face da Terra aguenta entrar na quinta em um campo molhado, disputar um clássico no domingo e viajar para outro país na quarta e manter 100% do nível das atuações. Nenhum. Botar o time titular nesses quatro jogos é saber que ele não vai dar o que pode em todos.

Entra ano e sai ano e os erros são os mesmos. Todo mundo sabe o que o clube devia fazer: libertadores e taça Guanabara com o time A e depois taça Rio com o time B. Além de dar ritmo aos reservas e poupar titulares, você mantém TODO MUNDO jogando. O que é fundamental para manter o elenco inteiro satisfeito e sem cara fechada como uns e outros no banco ontem.

Com todos esses repetecos ainda temos alguns agravantes que raramente são mencionados. Andrade desperdiçou três meses em que precisava mudar o 4-5-1 para um 4-4-2 com uma dupla de centroavantes e nos últimos jogos inventou um esquema maluco com três volantes, sendo que um recua para fazer o líbero. E novamente a gente vê os laterais correrem para todo lado com a obrigação de resolver: não adianta querer que bons jogadores se tornem craques.

O semestre ainda não acabou. O Flamengo quis botar o time titular em todos os jogos e nos próximos dois eles podem fazer sua despedida dessa primeira parte do ano para um looooongo descanso. Houve falta de competência da comissão técnica (deixo claro: sou contra a demissão do Andrade) e falta de integração com o planejamento do departamento de futebol. Se é que existe.

Começamos o ano com cinco selecionáveis (Love, Adriano, Kleberson, Fierro e Maldonado) e com boas chances na libertadores. Chegamos aqui com a possibilidade de não ter nenhum jogador na seleção brasileira, sairmos da libertadores de forma patética e não termos nenhum título neste semestre. O Flamengo podia bem mais, mas assim como em 2007 e 2008 optou pelo pacto de mediocridade regional. Resta saber se o elenco vai ter forças para reverter esse momento. Ainda dá, mas não precisavámos correr tantos riscos.

E, por favor, se ganharmos o tetra e sairmos da libertadores não usem o termo "missão cumprida". Grato.

Flamengo Net

Comentários