segunda-feira, 29 de março de 2010

Sofrimento desnecessário

*Por Victor Esteves, direto do Buteco do Flamengo

Amigos rubronegros, o jogo de hoje devia servir de exemplo de como o time não deve jogar se quiser ir mais longe em qualquer campeonato, tanto no Estadual como na Libertadores. É verdade que tivemos pênaltis não marcados, faltas inexistentes que foram marcadas e pelo menos um cartão amarelo injusto.

Mas isso não refresca nada. O time jogou mal e fez os minguados espectadores se arrependerem de terem ido ao estádio. Como é que um time com 11 em campo toma sufoco de um time que teve dois jogadores expulsos ? Como é que o Flamengo pode ter feito mais faltas e finalizado um número menor de vezes que o adversário, se tinha esta vantagem numérica ?

Para começar, a zaga não se entendeu em campo. Estabanados, falhando seguidamente, Fabrício e David não parece ser uma boa combinação. Pelo menos o Angelim não perde a cabeça deste jeito. Se para alguma coisa serviu o jogo de hoje, na minha opinião, pelo menos, foi para provar que a zaga precisa mesclar um jogador mais experiente com um mais jovem. Os dois garotos juntos, só se treinarem muito, e usarem estes jogos do Estadual para se acertarem.

O meio campo esteve irreconhecível. Mesmo dando um passe lindo na primeira vez que tocou na bola, nem o Pet se salvou hoje. Pachequinho mal, Toró com a grossura de sempre, Kleberson dando razão aos seus críticos, e as substituições funcionando pouco e não mudando o panorama do jogo. Espero que a ameaça de folga de dois dias não se concretize. Depois de uma performance como essa, contra um adversário fraquíssimo, devia ser obrigatório treino de manhã e de tarde, durante toda a semana. Acho que vou ficar conhecido por bater na mesma tecla toda semana, mas é inadmissível que este período de jogos “fáceis” não sirva para treinar o time e acertar de uma vez por toda essa ligação entre defesa e ataque. Ainda acho o Andrade a melhor opção neste momento, mas se ele perder o encanto (escala mal mas substitui bem), não vão faltar pessoas dizendo que ele perdeu a mão e que não aproveita o tempo para dar a famosa “liga” nesta equipe. Hoje as substituições não trouxeram o efeito esperado.

Por fim, que bom que ainda temos Love e Adriano. É maravilhoso ter uma dupla que disputa a artilharia com 23 gols no campeonato. Mas quem lembrar bem, vai lembrar também das inúmeras jogadas desperdiçadas, por preciosismo do Love ou mau jeito do Adriano. É o que temos de melhor no time (o ataque), mas esse desperdício todo ainda vai fazer falta.

O problema não é o jogo de hoje. O problema é que em uma competição como a Libertadores, este desempenho não nos garante nada. A não ser mais sofrimento. E o de hoje era completamente desnecessário. Nada perdido, vamos em frente, e que São Judas Tadeu não nos abandone.

Flamengo Net

Comentários