quinta-feira, 11 de março de 2010


EMBAIXADAS DA NAÇÃO – O FLAMENGO ONDE VOCE ESTIVER
Por Vinicius Nagem

Amigos do Blog da FlamengoNet,

Se você está gostando de acompanhar as histórias das Embaixadas da Nação, leia também nosso blog no site oficial do Flamengo denominado VOZ DAS EMBAIXADAS, com noticias atualizadas sobre elas. Acesse http://www.flamengo.com.br/site/blog/blog.php?id=6

Entre na comunidade no Orkut destinada aos apreciadores do blog VOZ DAS EMBAIXADAS http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=96624271

Contamos com a presença dos amigos em ambos os espaços virtuais.

A décima nona Embaixada que contará sua história aqui no Blog é a FLA-GLÓRIA, situada na cidade de Nossa Senhora da Glória, sertão sergipano. Com a palavra, o nosso querido companheiro Otomés.


FLA-GLÓRIA – A glória de ser flamengo no sertão
* José Otomes de Sousa Santos – Presidente da Fla-Glória

"Segundo o escritor rubro-negro Ruy Castro, somente três fatores constituem a unidade nacional: o Jogo do Bicho, a Igreja Católica e o Flamengo".

O Flamengo é sem duvida nenhuma uma grande instituição, quer seja por sua mística, que envolve a paixão em torno de sua camisa, quer seja pela grande massa que esse clube de futebol mobiliza, uma verdadeira nação, nação rubro-negra. Isso pode ser percebido a todo instante, em todo lugar do Brasil, em vários recantos do mundo, não precisa ir muito longe, você sempre irá encontrar um fanático, ou poderíamos dizer um Flanático torcedor deste clube, que sem duvida alguma é sim, embora muitos queiram dizer o contrário, o maior clube do mundo.
Uma das principais mostras da força do Flamengo é o surgimento, em todo território nacional e em vários recantos do mundo, de movimentos espontâneos de torcedores que se organizam para juntos torcerem e acompanharem os jogos do Flamengo, movimentos esses, que acabaram reconhecidos pelo próprio Clube de Regatas Flamengo através do projeto Embaixadas Rubro-Negras, (http://www.flamengo.com.br/portal/AgenciaFla/Embaixadas-Rubro-Negras), foi assim, como resultado da força do Flamengo que surgiu em Nossa Senhora da Glória, no sertão do Estado de Sergipe, a Associação de torcedores do Flamengo, a Fla-Glória – A Glória de Ser Flamengo.
A Fla-Gloria foi surgiu pela iniciativa de alguns torcedores, com o objetivo de juntos torcerem, incentivarem e divulgarem ainda mais a força e a raça da Nação Rubro-negra no nosso Brasil, que há algum tempo já tinha o desejo de ter um grupo mais “organizado”, que se reunisse com freqüência para acompanhar os jogos do Mengão.
Fundada no dia 24 de fevereiro de 2008, a torcida já nasceu pé-quente e campeão, já que nesse dia, o Flamengo sagrou-se bi-campeão da Taça Guanabara. Juntos, nós da Fla-Gloria, amigos e acima de tudo rubro-negros, torcemos e elevamos ao alto o estandarte rubro-negro, mostrando a todos os outros a Raça, o Amor e a Paixão de ser Flamengo.
A partir de sua fundação, os seus fundadores começaram a recrutar mais torcedores para integrarem o quando de “sócios” da Fla-Glória, começamos a nos reunir em um bar freqüentado por maioria de Rubro-Negros, mais a medida que o grupo ia crescendo vimos que precisamos dar mais um passo, foi ai, onde passamos por mais uma etapa e tornamos o movimento mais organizado. Alugamos um salão, e passamos a nos reunir em espaço exclusivo.
Nesse momento já tínhamos em mente a expansão da torcida e a participação e criação de outros eventos para oferecer ao torcedor, como principalmente ir ver os jogos do Flamengo quando este se apresentava nos estados vizinhos, foi assim que fizemos nossa primeira excursão a Salvador e enviamos torcedores também a Recife ainda em 2008, para isso contando com a valiosa contribuição dos nossos irmão rubro-negros da Fla-Bahia e da Fla-Recife.
Com a ida aos jogos e o contatos com esses outros grupos o movimento se ampliou,ganhamos mais visibilidade, utilizando-se da internet como ferramenta de comunicação e divulgação, acabamos sendo contatados pelo próprio Flamengo, quando a nossa querida Letícia entrou em contato conosco nos solicitando informações e matérias como fotos e vídeos de nossos encontros, começava assim o nascimento da Embaixada da Nação Fla-Glória. (http://www.flagl%c3%b3ria.rg3.net/)
O melhor dessa história começa em julho de 2009, quando fomos informados que seriamos diplomados Embaixada da Nação, fato esse que ocorreu no dia 08 de agosto de 2009, ano do Hexa.
A partir do comunicado que seriamos diplomados, começamos uma verdadeira maratona para arrecadarmos fundos para ajudar no custeio da viagem ao Rio, fizemos de tudo um pouco, um real aqui, outro ali, lá se foram quatro rubro-negros sertanejos em busca da sagrada terra do nosso Mengão.
Descrever a emoção que todos nós sentimos naquele final de semana é praticamente impossível, fim de semana onde encontramos amigos, verdadeiros irmãos rubro-negros, que só conhecíamos virtualmente, pessoas cuja empatia é tão grande que parecíamos irmãos do mesmo ventre, se é que não somos.
Poder estar na Gávea, na sala de troféus do Flamengo, receber o Diploma de Embaixada da Nação, tirar foto com o Adílio, Manguito, Gilmar e ainda com dois dos jogados integrantes do elenco hexacampeão o Toró e o Pet, conhecer novos irmãos rubro-negros, ir ao Maracanã e participar, empurrar o time para mais uma vitória, ver e sentir a emoção de estar e ser Flamengo, perceber as lagrimas no rosto, sentir o coração acelerado, chorar de felicidade.
Todo esse ano de 2009, já muito feliz e vencedor, foi coroado com o nosso tão esperado Hexacampeonato, quando realizamos a maior carreata que nossa cidade já viu, cobrimos a cidade de vermelho e preto.
Tudo isso, realmente não tem preço. Só nós, só o Flamengo é capaz de fazer isso com alguém, e ele fez e faz sempre isso com todos nos.
Agora é outro ano, que 2010 possa ser tão promissor e vencedor e como foi 2009, viva as Embaixadas da Nação, viva o Flamengo!!!!
Saudações Rubro Negras

Flamengo Net

Comentários