segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Fim do "primeiro turno" e algumas conclusões

Chegamos ao fim da chatíssima e monótona fase de classificação da Taça Guanabara - primeiro turno do Campeonato Carioca. Muito pouco para fazermos um diagnóstico mais detalhado, no entanto, já se pode tirar algumas conclusões:

1- Bruno e a continuidade do seu excesso de autoconfiança. Aqui não é uma alfinetada minha, tendo em vista que o nosso Camisa 1 costuma fechar o gol nos grandes jogos. No entanto, uma concentração maior não faz mal a ninguém.

2- Nas laterais, vejo o Juan melhor do que o Léo Moura neste início de temporada. O problema de saúde que o nosso Camisa 2 teve em janeiro pode explicar esse mal rendimento.

3- Não quero fazer nenhuma crítica direta aos nossos zagueiros. Quero sim esperar a volta do Maldonado e do Willians para, a partir daí, ver se realmente o nosso sistema defensivo precisa de correções.

(Aqui, abro um parêntese para falar do Fernando. Vou ser franco e direto: os golzinhos que ele marcou nas primeiras rodadas serviram para mascarar a sua incapacidade como jogador de combate. Ele vem deixando muito a desejar na parte defensiva! No setor ofensivo, também não vem contribuindo de maneira exemplar).

4- Ganhamos dois jogadores a custo zero para 2010: Vinícius Pacheco e Bruno Mezenga. Quem acompanhou nos idos de 2004 e 2005 a base do Fla, não entendia o motivo do "sumiço" do VP. Ele arrebentava, jogava fácil! O Mezenga nunca foi um primor de técnica, mas se percebia que o moleque era artilheiro nato. Muito bom para o Flamengo o renascimento desses dois bons jogadores.

(Torço também para que o Egídio reencontre o seu ótimo futebol na próxima oportunidade em que ele voltar a vestir o Manto. Custo a crer que ele desaprendeu a jogar a bola que jogava com o Pacheco nas categorias de base).

5- Ataque: Love e Adriano. Nada a comentar. Eu se fosse a diretoria já trabalhava na hipótese de mantê-los até o fim do ano.

Um recado para a torcida: o mundo não acabará, se por acaso, formos eliminados da Taça Guanabara. Vale lembrar que a Copa Libertadores está para o Flamengo assim como o Campeonato Carioca está para a turma do arco íris. 

Flamengo Net

Comentários