sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010


EMBAIXADAS DA NAÇÃO – O FLAMENGO ONDE VOCE ESTIVER
Por Vinicius Nagem

Amigos do Blog da FlamengoNet,

Se você está gostando de acompanhar as histórias das Embaixadas da Nação, leia também nosso blog no site oficial do Flamengo denominado VOZ DAS EMBAIXADAS, com noticias atualizadas sobre elas. Acesse http://www.flamengo.com.br/site/blog/blog.php?id=6
Entre na comunidade no Orkut destinada aos apreciadores do blog VOZ DAS EMBAIXADAS http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=96624271
Contamos com a presença dos amigos em ambos os espaços virtuais.
A décima sexta Embaixada que contará sua história aqui no Blog é a FLA-MINAS, localizada em Três Pontas, na região centro-sul de Minas Gerais, cidade dotada de invejável infra-estrutura urbanística, com índices próximos a 100% em saneamento básico, energia elétrica e pavimentação. Tem um passado rico e dessa riqueza construiu o seu maior trunfo: a qualidade de vida.
Parabéns aos guerreiros da FLA-MINAS que são um grupo reconhecido no seu município como defensores das causas sociais e humanitárias.



FLA-MINAS – A GENTE GOSTA DE FLAMENGO E TAMBÉM DE CARNAVAL, UAI!
*Edilson Vitor da Silva – Presidente da Fla-Minas

Tudo começou quando organizei uma viagem em 2003 para assistir a um jogo em Belo horizonte entre Flamengo e Cruzeiro. Durante a viagem, conversando com meu amigo e compadre Ney Antônio de Mendonça, tivemos a idéia de fazer uma torcida do Flamengo em Três Pontas. Aquele projeto nos deixou entusiasmados e ficamos de conversar melhor sobre o assunto após o jogo. Meses se passaram e no dia 01° de Outubro de 2003 marquei uma reunião em minha residência, onde estavam presentes além de mim, Ney Antônio de Mendonça e nossas respectivas esposas Juliana Ribeiro de Miranda Silva e Maria Aparecida Andrade de Mendonça. Nesse momento foi fundada a FLA-MINAS.

O que era apenas uma mais uma torcida do Mengão tornou-se um Bloco Carnavalesco, haja vista que o Carnaval já estava aproximando-se e pensamos que a melhor forma de agregar torcedores seria participando da festa. Para chegarmos a esse nome, fizemos um verdadeiro brainstorm , cogitamos nomes como FLA-LOUCOS, FLA-PONTAS, FLAPONTANA, URUBUZÃO, FLA-URUBU, não chegando, inicialmente, a nenhum consenso. Fiquei acordado boa parte da madrugada estudando qual seria o melhor nome para o nosso grupo e surgiu FLA-MINAS, pois o meu intuito era unir o nome FLAMENGO ao de MINAS GERAIS. No dia seguinte nos reunimos e batemos o martelo na marca FLA-MINAS, as cores seriam vermelho e preto em homenagem ao FLAMENGO RJ e começamos a trabalhar. Os recursos eram poucos, mandamos confeccionar as camisetas e com o pouco lucro das camisetas conseguimos confeccionar faixas e bandeiras. Fizemos uma bonita festa no Carnaval Trespontano em 2004 onde alcançamos na 4° colocação.


Os integrantes do bloco gostaram tanto , que logo depois do carnaval começaram a pedir que o bloco continuasse e no ano seguinte, novamente alcançamos o 4° lugar.
Fomos campeões em 2006 e 2007, porém, a partir de 2008 o Prefeito (juntamente com a Liga dos Blocos) acertou que não haveria competição, o desfile aconteceria sem julgamentos.

As oportunidades foram surgindo ao longo destes 6 anos e desenvolvemos inúmeros trabalhos sociais junto à comunidade. Fundamos um time de Futsal no ano de 2006 - o “FLA-MINAS FUTSAL” – que fez sua estréia na XVll Copa do Trabalhador de Três Pontas, campeonato muito tradicional em nossa região.

Em 2006 surgiu também o nosso NINHO DO URUBU, construído com muito esforço e dedicação por voluntários. Essa sede funciona em minha residência, onde assistimos aos jogos e também nos reunimos para discutir assuntos relacionados ao FLAMENGO e à FLA-MINAS, sendo também o local onde confeccionamos nossas alegorias e fantasias para o Carnaval.

Participamos, a nível regional, do 4° Torneio de Inverno de Piumhi MG, em 2007 onde conquistamos o 3° lugar e no mesmo ano fomos Campeões do 9º Encontro Brasileiro de Futsal na cidade de Monte Santo de Minas- MG, no ano seguinte, campeões nos 1° Jogos da Inconfidência, em Monsenhor Paulo -MG. Estamos sempre participando de jogos beneficentes em prol da Comunidade Trespontana.

Para 2010 temos um projeto de participar de campeonatos municipais amador de Futebol de Campo além das atividades que desenvolvemos.
Em 15/11/2008 fomos nomeados Embaixadores da Nação do Clube de Regatas do Flamengo em reconhecimento aos diversos atos que promovemos associados ao Flamengo.
No dia 07/12/09 fomos recebidos na Câmara Municipal de Três Pontas pelos Vereadores em sessão no Plenário, onde recebemos Moções de Aplausos por relevantes serviços sociais como arrecadação de donativos aos mais necessitados e também em Campanhas de Doação de Sangue junto ao Ministério da Saúde promovido pelo Flamengo que incentiva sua torcida a participar.

A FLA-MINAS procura estar sempre presente em eventos culturais, sociais e esportivos dentro e fora do Estado de Minas Gerais.

Gostaria de agradecer a inúmeras pessoas que ajudam a FLA-MINAS a continuar nesta crescente. São elas: minha esposa Juliana, Keyla Abreu, Elcio, Vicente Paulo, Hanz, Lelo, Jane, Rosângela, Karine Abreu, Amir Mendes, Francisco Silvério, Sérgio Ribeiro, Dener, Fausto Pereira, Ney Antônio, Maurício Muniz idealizador do nosso site e nossos patrocinadores que ao longo desses 6 anos sempre nos incentivaram.

Nosso objetivo principal é sempre estar engrandecendo o Mais Querido do Brasil o CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO.

Flamengo Net

Comentários