Uma Bela jogada
* Por Vinicius Paiva
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
A poucas horas da virada do fantástico ano de 2009 - que garantiu a hegemonia rubro negra no futebol tupiniquim tanto no Estadual do Rio quanto no Brasileirão - eis que uma outra jogada inesperada e surpreendente se dá fora das quatro linhas. Como último ato de sua administração, o ex-presidente Márcio Braga anunciou o novo patrocínio do Clube de Regatas do Flamengo para o ano de 2010. E ao contrário do tão propalado negócio de R$ 28 milhões com a Hypermarcas (proprietária, entre outras, da Bozzano), eis que foi anunciada a Batavo, empresa brasileira de laticínios pertencente à multinacional BR Foods, num negócio de R$ 25 milhões anuais.
O "belo" desta jogada reside no fato de que este negócio realmente representou uma valorização da marca Flamengo. Os R$ 25 milhões são referentes ao patrocínio apenas do peito e das costas da camisa, deixando mangas e outros espaços menos ortodoxos (como calções) livres para futuras negociações que rendam um bom dinheiro para o clube. É bom lembrar que a Bozzano pagou, pelas mangas, o referente a R$ 3 milhões por seis meses de 2009 - R$ 6 milhões anualizados. O hexacampeonato brasileiro e a participação na Libertadores da América levam a uma natural (e expressiva) valorização que certamente pode fazer com que um novo patrocínio de mangas no valor de R$ 10 milhões anuais seja algo bastante factível. Sendo assim, atingiríamos o patamar recorde de R$ 35 milhões no total de patrocínios. R$ 40 milhões, talvez. Muito mais do que teríamos com a Hypermarcas e sua indesejada profusão de marcas, uma vez que neste caso todos os espaços do Manto Sagrado seriam exclusivos deste conglomerado. (mais detalhes sobre o negócio em http://colunas.globoesporte.com/olharcronicoesportivo/).
A grande questão é que, se num primeiro momento os R$ 28 milhões oferecidos pela Hypermarcas pareceram um ótimo negócio, menos de 24 horas depois a euforia azedou com o vazamento de que a mesmíssima empresa oferecera R$ 10 milhões de reais a mais pelo patrocínio da camisa do Corinthians. Tratava-se de uma situação que contrariava toda e qualquer lógica de mercado, principalmente após a divulgação do estudo que colocou o Flamengo como a maior marca esportiva do Brasil, elaborado pela auditoria Crowe Horwath RCS. Apesar de haver quase um empate técnico da marca Flamengo com a marca Corinthians (R$ 568 milhões a 563 milhões), o valor significativamente maior oferecido ao Corinthians era mais justificado pelo bairrismo do mercado publicitário (em sua quase totalidade, concentrado em São Paulo) do que qualquer outra coisa. Sendo assim, mesmo que os paulistas consigam fechar um valor total de patrocínio maior do que o rubro-negro, os 80% do patrocínio abocanhados pelo atacante Ronaldo em algumas partes da camisa fará com que as forças sejam equilibradas, apesar de tudo. Para nossa sorte, por aqui não existe a necessidade de qualquer devaneio neste sentido.
A lamentar, apenas o fato de o Flamengo ter entrado na vala comum dos times que a cada seis meses precisam correr atrás de patrocinadores, manchando suas tradições com diferentes cores e empresas a cada período. Pior, a Olympikus, levada pelo sucesso estrondoso de vendas de sua primeira linha de produtos do Flamengo, mal se contém para o lançamento de um novo uniforme, algo que já foi divulgado. Expectativas de mudanças anunciadas com muita antecedência levam torcedores a aderirem a um compasso de espera. Recomenda-se menos afã à empresa, que em todos os outros departamentos vem sendo a parceira há tantos anos desejada pela nossa torcida.
Peço desculpas pelo assunto denso tão pertinho da virada do ano, mas creio que pouca gente se sentirá incomodada por estarem todos celebrando esta bela passagem de ano que se anuncia. Todos os integrantes do blog da FlamengoNet, em especial este que vos fala, desejam aos fiéis leitores rubro-negros um 2010 recheado de alegrias, realizações e bi campeonatos da Libertadores e Mundiais! :-)
Feliz 2010! É Hexa Mengão!!
E-mails para a coluna: viniciusflanet@gmail.com
Assinar:
Comment Feed (RSS)
Flamengo Net
Comentários
|