sábado, 2 de janeiro de 2010

Nosso Mundo é Flamengo

por Thiago Gonçalves*

Confesso que o meu estado de graça com o Flamengo está tão grande que depois da semana do Hexa, eu até me afastei um pouco das notícias. Acho que no meu inconsciente eu ando com o pensamento de que a alegria interior é tanta que não há notícia, por melhor que seja, que possa se enquadrar nesse estado de espírito.

Mas a verdade é que o Hexa já vai há quase um mês e nesses vinte e poucos dias o Flamengo já viveu momentos bastante importantes. O primeiro deles, claro, a eleição da nossa nova presidente. Por não viver o dia-a-dia da Gávea confesso que não tinha opinião formada sobre nenhum dos candidatos, tendo leve preferência pelo Delair simplesmente pelo facto de ser uma continuidade de uma época que não foi má para o Flamengo. Mas como o Flamengo é sempre inovador, acabamos por eleger a primeira presidente de um grande clube de futebol no Brasil. Vamos ver como se desenrolarão os próximos anos, mas apoiar é o nosso dever.

Depois de presidente escolhido, o próximo passo foi definir o treinador e ao contrário do que podia parecer, uma novela aconteceu. Andrade a querer muito, Marcos Brás a querer pagar pouco, imprensa aumentando tudo, bla bla bla, e no final todos ficaram felizes. O salário acordado não sabemos ao certo, mas pelo que se leu o aumento foi substancial.

Andrade ficou, legal, mas e o Imperador? Vai? Fica? Essa foi a nossa dúvida durante uns quinze dias. Depois de decidido o seu futuro, ficamos a saber que o Imperador fica, mas que teria um aumento na casa dos 40%. Fiquei feliz pra caramba com a notícia do "Fico", mas aumentar o salário em 40% sem aumento da duração do contrato pra um atleta que já tinha contrato com o clube? Na minha maneira de ver é inadmissível e é por isso que nunca ganhamos dinheiro nenhum nas transações dos nossos jogadores.

E por falar em não levar dinheiro nenhum nas vendas, surge o assunto da saída dos nossos jogadores e consequente desmantelamento de parte do plantel. Aírton Sparta foi o primeiro. Uma jovem promessa, um dos jogadores com mais potencial da equipe é vendido e não ganhamos nem 3 milhões de reais porque detemos apenas 15% do passe. Parece mentira, mas é verdade. Outro jovem, Fabrício, também já disse que deve rumar para outros lados em 2010. E o que ganhamos? Nada. Ah, o Everton também está indo pro México. Mais uma vez não ganhamos nada. E com aquela história anterior de aumentar salários, agora o nosso herói do Hexa, o verdadeiro Ronaldo da Nação, também se acha no direito de exigir um aumento jeitoso.

Quero dizer que apesar de estar chateado com as saídas que estamos sendo obrigados a assistir, não estou apavorado com a falta de contratações. Na verdade estou admirando muito o trabalho sereno e pés no chão do nosso diretor de futebol. Cansei do tempo de Sele-Fla's, de contratações a torto e a direito e depois temos que pagar salários durante uns três anos pra barangas que jogam durante seis meses, se tanto. A contratar tem que ser na certa. Ou pelo menos tentar fazer por isso. Todos nós sabemos que precisamos de um zagueiro, de um meia, de um apoiador pela direita e de um segundo atacante, mas o nosso treinador e a diretoria também sabem disso. Vamos confiar pessoal.

Quando o ano parecia acabar e as notícias pareciam já terem sido todas dadas, eis que surge uma surpresa e o Flamengo apresenta o novo patrocínio. Achei o contrato excelente, visto que para além do lado financeiro, não seremos obrigados a ver o Manto com 3276 marcas estampadas, desde o pé até às axilas. Mesmo que se arranje patrocínios para os calções e mangas (o ideal seria um para os dois), não será tão chocante. E quanto ao nível financeiro, a evolução tem sido tão grande que até custa a crer que em menos de dois anos passamos de 14 milhões para todos os esportes do clube para 25 milhões por apenas dois espaços na camisa do time de futebol.

Ufa, quem disse que mês de Dezembro, sem futebol, é um mês pouco importante ou sem notícias?

Meus amigos, 2009 foi ótimo para nós, mas já chegou ao fim. Agora é olhar para frente e pensar apenas em 2010, nos nossos objectivos e trabalhar para que esse título brasileiro seja apenas o início de uma época dourada. Adorei conquistar o Brasil. Foi um dos dias mais felizes da minha vida, mas eu quero mais: eu quero a América e o Mundo. Deixem-me sonhar...
*Thiago Gonçalves mora em Braga, Portugal, e escreve também para o Mundo Flamengo.

Flamengo Net

Comentários