sexta-feira, 29 de janeiro de 2010



EMBAIXADAS DA NAÇÃO – O FLAMENGO ONDE VOCE ESTIVER
Por Vinicius Nagem

Amigos do Blog da FlamengoNet,

Se você está gostando de acompanhar as histórias das Embaixadas da Nação, leia também nosso blog no site oficial do Flamengo denominado VOZ DAS EMBAIXADAS, com noticias atualizadas sobre elas. Acesse http://www.flamengo.com.br/site/blog/blog.php?id=6
Entre na comunidade no Orkut destinada aos apreciadores do blog VOZ DAS EMBAIXADAS http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=96624271
Contamos com a presença dos amigos em ambos os espaços virtuais.
Essa décima terceira Embaixada que contará a sua história aqui no Blog é a Fla Fortal, localizada na linda Fortaleza. Muita energia, calor humano e fraternidade são as marcas desse povo hospitaleiro, que sabe conquistar e tratar os visitantes como ninguém. A bola está com vocês, FLA FORTAL.

FLAFORTAL – AQUI O SOL BRILHA 365 DIAS AO ANO
Thaís Araújo – Integrante da FLA FORTAL


Éramos 5. Logo nos tornamos 10. Pouco tempo depois chegamos a 20. Algumas semanas se passaram e, de repente, éramos 100, 200, 400, 800... “CHEGA! Fechem as portas! Não cabe mais ninguém!” – disse o dono do restaurante, reduto da Embaixada Fla Fortal. Era um domingo de consolidação. Final do Campeonato Carioca de 2008. Um domingo em que havia sido cravada na terra de Iracema a bandeira rubro negra. E deu outra? Flamengo campeão.
Assim como nosso clube do coração, a Fla Fortal começou com jovens sonhadores, idealizadores de um projeto grandioso que trouxesse mais alegria às vidas dos rubro-negros da cidade. Objetivo principal? Fazer o Flamengo ultrapassar fronteiras, diminuindo a distância que nos separa, pintar as ruas da cidade de vermelho e preto e transformar o reduto da Embaixada no nosso próprio Maracanã.
Mais de 2 anos se passaram da sua criação. Montamos um ambiente familiar, ponto de encontro de flamenguistas de todas as gerações. Formamos um grupo forte, onde a amizade impera em torno de um só elo: Flamengo. Dividimos emoções, compartilhamos choros, risos, tensão e, principalmente, gritos de “é campeão” (a nossa Embaixada definitivamente tem trazido bastante sorte ao nosso Mengão, diga-se de passagem).
E àqueles que acham que nosso amor fica restrito apenas atrás da telinha falo que estão enganados. Pegamos a estrada em excursões para Recife e Natal, nos juntando aos outros nordestinos, para recebermos de braços abertos o time que tanto amamos. Em Fortaleza, fomos anfitriões, acolhemos com todo carinho os nossos ídolos e fizemos uma linda festa no Castelão. Se já não fosse o bastante, cerca de 50 integrantes da nossa Embaixada foram ao Rio de Janeiro para enviar, de pertinho, a energia cearense para que conquistássemos o tão sonhado Hexa.
Apesar de pouco tempo de história, sentimos que a Embaixada Fla Fortal já deixou o seu legado. Ao ver a quantidade de pequenos “Arthurs” que hoje freqüentam a nossa torcida, sabemos que a idéia dos primeiros 5 jovens, de tornar o Ceará um estado mais rubro negro, se tornou realidade. A Fla Fortal hoje é fincada de uma forma tão concreta, tão firme, que sabemos que, para sempre, o flamenguista que estiver no Ceará se sentirá em casa.
Para quem não é, torna-se difícil entender esse sentimento, essa força que nos une a algo tão distante dos olhos. Para quem é, tudo se torna simples, claro e de fácil compreensão. Realmente, tem coisas que só o Flamengo explica e só o flamenguista entende.
Gritar para ser ouvido, mesmo que a incontáveis quilômetros de distância; enfeitar restaurantes de vermelho e preto, assim como se estivesse na arquibancada; tremular bandeiras como se fosse ser visto pelos jogadores; bradar instruções e esquemas táticos para uma simples tela de televisão. Tudo isso em prol de um clube, de uma nação, de um manto, de um mito. Assim vivemos, assim agimos, assim amamos o Flamengo.
Questionados freqüentemente sobre a opção de não torcer por um time da terra, a resposta não demora a aparecer. Povo apaixonado, o cearense é guerreiro e carrega a raça e a vontade de vencer, durante toda a sua história. É carismático por natureza e, por isso, tem a admiração de todos. Pensando assim, existe algo mais cearense do que o Flamengo?

Agradecimentos especiais: ao presidente Diego Herminio, ao Vice-Presidente Eduardo Buccholz, André Ítalo, Valdemar “Kariok” e Rosário Barata.

Flamengo Net

Comentários